quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Atos 11:21-22

Atos 11:21-22 - E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor. E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
E A MÃO DO SENHOR. Não sabemos realmente quem eram estes pregadores do evangelho que estavam fazendo os trabalhos missionários naquela região, mas podemos ter a certeza que Deus estava de maneira poderosa se utilizando dos seus instrumentos. Dizer que a mão do Senhor estava com estes homens era a mesma coisa que afirmar que o Senhor estava aprovando seus trabalhos, bem como cooperando para que suas atividades fossem produtivas, porque eram feita em Deus.

ERA COM ELES. Temos um caso bem conhecido na palavra de Deus em que afirma que a mão do Senhor era com José filho de Jacó, ele que se tornou governador na terra do Egito. Essa colocação fala da prosperidade dos trabalhos de evangelização que progredia muito em Antioquia ao ponto das notícias circularem por muito lugares até chegar na igreja matriz em Jerusalém onde ficavam os apóstolos de Cristo, o Salvador.

E GRANDE NÚMERO CREU. Houve de fato uma aceitação muito grande por parte dos moradores de Antioquia na pessoa de Jesus de Nazaré, ao ponto do número de discípulos se multiplicar rapidamente. Não sabemos se o judaísmo ou outro tipo de religião ser a prevalecente naquele lugar, mas o que nos é dito nesta frase é que o cristianismo passou a ter um avanço espetacular entre as pessoas que moravam ali.

E SE CONVERTEU AO SENHOR. Uma das necessidades que os pregadores do evangelho enfatizavam na Antioquia era justamente a mudança de vida. Se o judaísmo exigia dos seus seguidores o cumprimento de muitas regras, com o cristianismo não é diferente, para que alguém sirva ao reino de Cristo se faz necessário se converter verdadeiramente dos seus maus caminhos e passar a ser nova criatura em Cristo Jesus.

E CHEGOU A FAMA ESTAS COISAS. O que estava acontecendo em Antioquia teve uma repercussão tão grande que ultrapassou os limites da cidade, bem como daquela região. Por isso que o evangelho também é chamado de boas novas, porque aonde ele chega de forma genuína tem uma aceitação geral entre as pessoas. Enquanto em Jerusalém os cristãos estavam sendo expulsos há pouco tempo, aqui a igreja crescia.

AOS OUVIDOS DA IGREJA QUE ESTAVA EM JERUSALÉM. Na realidade, os líderes da igreja em Jerusalém estavam acomodados, no sentido de se manterem em suas atividades apenas entre os judeus. Mas como Deus tinha planos muito maiores para sua igreja, então, o Espírito Santo não se deteve apenas em Jerusalém e Israel, mas Ele estava se utilizado dos pregadores das boas novas em outras partes do mundo.

E ENVIARAM BARNABÉ A ANTIOQUIA. Tomando conhecimento do crescimento dos discípulos de Cristo em Antioquia, então os apóstolos enviaram um missionário para aquela cidade a fim de formar uma comunidade cristã e discipular os novos convertidos. Os trabalhos de Barnabé naquela cidade foi próspero ao ponto de se tornar um missionário transcultural, assim como Saulo, que foi transformado em Paulo. A partir desta missão, Barnabé passou a ser companheiro de Paulo em missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...