terça-feira, 1 de outubro de 2019

Atos 10:36-37

Atos 10:36-37 - A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos). Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou.
A PALAVRA QUE ELE ENVIOU AOS FILHOS DE ISRAEL. Esta palavra sobre a qual Pedro fala tanto pode ser, as profecias messiânicas, que estão registradas nos livros do Antigo Testamento. Como também pode ser que o apóstolo se refira ao próprio Messias de Deus, Ele que é p Verbo de Deus. A bíblia diz que Deus enviou o seu Messias diretamente para os filhos de Israel, como os judeus rejeitaram o seu Messias, então, esta palavra de paz chegou a todos os lugares atingindo todos os povos.

ANUNCIANDO A PAZ POR JESUS CRISTO. A verdade é que os filhos de Israel não tiveram condições de se manterem fiéis à legislação de Moisés, com isso, veio os cativeiros assírio e babilônio, bem como o domínio romano sobre eles. A vinda do Messias, Jesus Cristo, foi justamente para estabelecer a paz de Israel com o seu Deus, paz esta que estava abalada. Deus estava em Cristo estabelecendo a reconciliação.

ESTE É O SENHOR DE TODOS. Foi Deus quem estabeleceu a Cristo Jesus como Senhor de todos. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Jesus Cristo é também o filho de Davi.

ESTA PALAVRA, VÓS BEM SABEIS. O assunto que Pedro estava abordando diante de Cornélio, bem como dos seus familiares e amigos era conhecida de todos. Todos que viviam em todo o Israel naquele tempo tiveram conhecimento da palavra do evangelho que João Batista pregou, o próprio Senhor Jesus em seu intenso ministério de Profeta e de pregador, e do que vinha evangelizando os líderes da igreja de Cristo.

VEIO POR TODA A JUDÉIA. Durante o seu ministério o Senhor Jesus esteve muitas vezes na Judéia pregando o evangelho do reino de Deus. Antes mesmo do Senhor Jesus visitar a cidade de Jerusalém, para pregar muitas vezes naquele lugar, João Batista exerceu seu ministério no deserto da Judeia e ia ter com ele todo o povo daquela região. Sem falar que os apóstolos vinham fazendo a evangelização da Judeia.

COMEÇANDO PELA GALILEIA. Por que, começando pela Galileia? Porque o Senhor Jesus quando soube que João batista tinha sido preso, ele voltou para a Galileia para começar seu ministério de pregação. Marcos 1:14-15 - E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus. E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Por isso que Jesus também ficou sendo conhecido pelos judeus de Galileu.

DEPOIS DO BATISMO QUE JOÃO PREGOU. Este João sobre o qual fala Pedro em sua pregação diz espeito a João Batista, ele que pregou o batismo de arrependimento, conforme Mateus 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...