quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Atos 10:48

Atos 10:48 - E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
E MANDOU. Lucas nos deixa transparecer que Pedro não quis, não sabemos dizer porque, realizar o batismo daqueles gentios convertidos ao cristianismo. Há quem diga que Pedro estava como que receoso de que os seus colegas de Jerusalém, também apóstolos como ele o acusasse depois de está cometendo algum tipo de erro, batizando ele próprio os gentios. Ainda que indiretamente, essa informação nos faz pensar que Pedro ainda não estava completamente certo do batismo dos gentios.

QUE FOSSEM BATIZADOS. Não temos como descobrir se os balizadores foram aqueles que acompanharam a Pedro juntamente com a comitiva dos que lhe acompanharam vindos de Jope, ou se em Cesaréia já havia uma comunidade cristã local, com um ministério local já formado. É importante salientar que este batismo realizado dos gentios os tornava membros da comunidade cristã e participantes da igreja de Cristo.

EM NOME. Há um bom número daqueles que defendem que o batismo cristão nos começos da igreja cristã era realizado somente em nome de Jesus Cristo. Mas existem muitos outros que defendem que esta era apenas uma forma comum que caracterizava o batismo ordenado pelo próprio Cristo, conforme Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Seja como for, o certo é que o batismo é uma ordenança.

DO SENHOR. Antes mesmo de sua manifestação na terra, como sendo o Messias de Deus, havia a crença comum entre os hebreus que o Cristo de Deus seria Senhor, porque ele viria da descendência de Davi, e, portanto, seria Rei. A igreja de Cristo reconheceu em todos os momentos o senhorio de Cristo, principalmente depois de sua ressurreição e assunção a destra de Deus como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

ENTÃO ROGARAM-LHE. Esse acolhimento de Pedro na casa de Cornélio, entre seus familiares e amigos foi deveras muito significante para o apóstolo por ver que o evangelho de Cristo estava abrindo novas possibilidades para que o reino de Deus fosse implantado na vida dos gentios. Pedro precisava passar por essa experiência com os não judeus, porque ele passaria a defender perante os demais apóstolos os gentios.

QUE FICASSE COM ELES. Aqueles novos convertidos precisavam de um trabalho de discipulado para que pudesse continuar nos caminhos do evangelho. O que Pedro havia pregado, neste primeiro contato, não era o suficiente para que os novos convertidos conhecessem mais a fundo os parâmetros do evangelho do reino de Cristo. Pedro caiu na graça de todos que lhe ouviram e isso criou o vínculo do amor.

POR ALGUNS DIAS. Os próprios novos convertidos sentiram a necessidade de ouvirem mais sobre as coisas do evangelho de Cristo. A permanência de Pedro na cidade de Cesaréia iria proporcionar o amadurecimento na fé dos novos convertidos. Como é importante a questão do discipulado cristão na vida daqueles que se agregam a igreja de Cristo. Infelizmente, muitas igrejas locais não aplicam o discipulado cristão para os novos convertidos e isso tem levado a muitos se desviarem em seus primeiros passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...