quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Atos 11:20

Atos 11:20 - E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
E HAVIA ENTRE ELES. A lei de Moisés se tornou nacionalista ou exclusivista de uma nação e de um povo, os filhos de Israel. Mas o evangelho não tem fronteiras, nem nacionalidade, desde o seu princípio que ele chegou a todos os povos, nações t línguas. Enquanto os legalistas tentavam monopolizar o cristianismo, o Espírito Santo estava derribando as barreiras e por todos os meios convencendo as pessoas da necessidade de se arrependerem e aceitarem a Cristo Jesus como único Salvador da humanidade.

ALGUNS HOMENS. É perceptível que até os anos setenta de nossa era cristã, os apóstolos de Jerusalém não se empenharam como deviam para levar o evangelho aos gregos, porque prevalecia a ideia que o cristianismo deveria ser mais uma ramificação do tradicional judaísmo. Nem por isso, o plano de Deus ficou barrado, uma vez que o Espírito Santo estava salvando e se utilizando de gregos para pregar o evangelho.

CÍPRIOS E CIRENENSES. O escritor fala a respeito de pessoas que não eram judeus, mas cidadãos da cidade de Chipre e de Cirene para pregar as boas novas de Cristo na Antioquia. Chipre era uma grande ilha do mar mediterrâneo. Foi neste lugar, que os servos de Cristo, foram pela primeira vez, chamados de cristãos. Já no que diz respeito à Cirene era uma cidade portuária da África com várias atividades comerciais.

OS QUAIS ENTRANDO. Podemos perceber que Israel já estava se tornando pequeno para o evangelho. O Espírito Santo estava utilizando muitos pregadores, judeus e gregos para falarem do amor de Deus que foi manifesto por meio do seu Filho Jesus Cristo para salvar os povos. As dificuldades estavam sendo superadas, porque havia um sentimento comum nos servos de Cristo em levar o evangelho em todos os lugares.

EM ANTIOQUIA. Haviam duas Antioquias em que uma delas era esta chamada de Antioquia da Síria ou Antioquia do Orontes, que foi construída as margens do rio Orontes. E existia também a outra Antioquia da Pisídia. Era uma das grandes cidades daquela época, vindo a se tornar a capital do império romano na Síria. Os romanos a chamava de porta de entrada para o oriente, por isso se tornou grande centro comercial daquela época, os imperadores a utilizava como quartel general do império.

FALARAM AOS GREGOS. Como na cidade de Antioquia tinha uma sociedade predominantemente grega, então, os pregadores do evangelho anunciavam as boas novas de Cristo para todos, e não somente para os judeus. Por isso que se diz que foi neste lugar onde os discípulos de Cristo foram pela primeira vez chamados de Cristãos porque o números de pessoas que se convertiam era cada vez mais crescente.

ANUNCIANDO O SENHOR JESUS. É mais que notório que os pregadores daquela mesma época tinham uma mensagem Cristocêntrica em que não se detinham em outros assuntos, senão em falarem de Cristo Jesus. O plano de redenção apresentado pelos mensageiros do evangelho das boas novas falava de Jesus Cristo como sendo o maioral dos maiorais, em que como Rei da descendência de Davi, também era o Messias prometido. A história de Jesus de Nazaré ia se tornando conhecida de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...