segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Atos 11:8-9

Atos 11:8-9 - Mas eu disse: De maneira nenhuma, Senhor; pois, nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda. Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
MAS EU DISSE: DE MANEIRA NENHUMA. Era natural que como judeu Pedro reagisse nestes termos, porque os seguidores do judaísmo não se alimentavam de determinados tipos de animais, eles tinham uma bem elaborada dieta conforme a lei de Moisés. Há quem diga que até este momento Pedro não estava entendendo absolutamente nada do que se tratava nesta visão. E isso ensina da resistência dos legalistas sobre o cristianismo, em que os gentios não eram ainda aceitos na igreja.

SENHOR. Pelo menos uma coisa Pedro estava consciente é que esta sua experiência era algo que vinha da parte de Cristo, quando ele se dirige aquela voz, chamando o mensageiro de Senhor. Verdade é que o Senhor Jesus subiu ao céu, e isso diante dos olhos dos seus apóstolos, mas que ele continuava agindo no meio do seu povo e com os seus apóstolos para que seus planos fossem concretizados quanto a sua igreja.

POIS NUNCA EM MINHA BOCA ENTROU. Essa exposição feita por Pedro demonstra que ele sempre foi um seguidor fervoroso do tradicional judaísmo e que compreendia que no cristianismo se devia guardar também tais tradições. Estudos mais profundos neste aspecto das cartas de Paulo nos revelam que os líderes da igreja cristã em Jerusalém continuavam seguindo as regras estabelecidas pela legislação de Moisés.

COISA ALGUMA COMUM OU IMUNDA. Essa resposta da parte de Pedro se tratava dos alimentos que eram proibidos para os seguidores do judaísmo comerem, porque assim determinava a lei, bem como as tradições de Israel. Só que em se tratando das coisas a que se refere a visão se tratava dos gentios, eles que eram considerados pessoas separadas da comunidade de Israel, porque os judeus os consideravam pagãos.

MAS A VOZ RESPONDEU-ME DO CÉU. Os planos de Deus não se entendem pela lógica humana, nem se compreende pela sabedoria secular, porque os desígnios do Altíssimo se discernem espiritualmente e não pela inteligência dos humanos. Neste momento, os próprios apóstolos parecem querer compreender que o novo pacto de Cristo era apenas com os judeus e não com os gentios. O céu estava agindo pela nova aliança.

SEGUNDA VEZ: NÃO CHAMES TU COMUM. Essa colocação feita pela voz misteriosa se refere ao que Pedro havia dito em Atos 10:14 - Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Quando Pedro pronunciou estas palavras, talvez ele ainda não estivesse entendendo do que se tratava aquela visão que era da parte dos céus, para lhe mostrar como seria a nova dispensação.

O QUE DEUS PURIFICOU. Essa expressão corresponde à aceitação da parte de Deus de todas as nações do mundo como fazendo parte do novo pacto de Deus com a humanidade por intermédio do seu Filho Jesus Cristo. Antes mesmo do pacto da lei de Moisés com os filhos de Israel, Deus havia profetizado para seu amigo Abraão, que por meio do seu descendente, Cristo Jesus, iria abençoar todos os povos do mundo, e isso correspondia a uma aliança mundial com todos os povos, nações, tribos e línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...