quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Atos 11:23

Atos 11:23 - O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração.
O QUAL. A experiência que Pedro passou em Cesaréia certamente serviu de impulso para que o grupo apostólico acreditasse que o evangelho poderia ser pregado também para os gentios, e não somente para os judeus. Barnabé era um servo de Cristo de total confiança dos apóstolos ao ponto de ser enviado como missionário a Antioquia a fim de fazer a obra de Cristo neste lugar. Percebemos que os líderes do cristianismo em Jerusalém não queriam perder o controle da igreja enviado um representante.

QUANDO CHEGOU. A chegada de Barnabé em Antioquia deve ter provocado muita alegria nos irmãos naquele lugar, porque eles estavam percebendo que a igreja de Jerusalém se importava com eles. E o servo de Deus não estava presente naquele lugar por interesse próprio, mas como servo de Cristo só queria ajudar aos novos convertidos a se firmarem cada vez mais nos caminhos do evangelho de Cristo Jesus.

E VIU A GRAÇA DE DEUS. Para aqueles que eram da circuncisão, já era esperado que fosse alcançados com os favores de Deus, até porque o Messias foi enviado justamente para o seu povo, os judeus. Agora, quanto aos gentios, não se esperava muita coisa deles, porque eram considerados pelos hebreus de povos pagãos, sem Deus e sem direito as alianças. Barnabé ficou admirado por ver tatos salvos em Cristo.

SE ALEGROU. Esta alegria é dada pelo Espírito Santo de Deus, onde o missionário se sentiu bem, contente por ver que poderia ser muito útil para aquele rebanho. Além do mais, Barnabé percebeu que já havia um grande número de convertidos a Cristo e isso facilitaria seus trabalhos naquele lugar. Quem verdadeiramente é um servo de Deus se alegra por ver o progresso do reino de Deus, por isso que o missionário sentiu gozo em sua ama, por ver que a graça de Deus estava derramada sobre a igreja de Cristo Jesus.

E EXORTOU A TODOS. Percebeu logo de princípio que havia a necessidade de aplicar o discipulado cristão para que os novos convertidos andassem dignamente na presença de Deus e como bons cristãos no meio da sociedade. É bom lembrar que a palavra “exortação” para este mesmo tempo também tinha a conotação de consolação, e com isso, Barnabé deve também ter transmitido uma mensagem de esperança e vida.

A QUE PERMANECESSEM NO SENHOR. Sempre foi grande o número daqueles que começam bem nos caminhos do evangelho, mas que não conseguem permanecer no caminho estreito do reino de Deus. Toda igreja local deveria fazer o que Barnabé procurou aplicar ao chegar na igreja em Antioquia, que foi o discipulado cristão. O primeiro ano de fé é o mais difícil para os novos convertidos, precisam muito de apoio.

COM PROPÓSITO DE CORAÇÃO. Com isso, entende-se que Barnabé ensinou aos novos convertidos que o cristianismo não era mais uma religião dentre muitas outras, mas que os irmãos precisavam buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima como prioridade. Tal propósito pode ser visto como a determinação de em tudo buscar agradar a Deus, em que os irmãos renunciassem as coisas do mundo para servir fielmente a Cristo. Esse propósito tinha que vir de dentro, do coração e da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...