quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Atos 11:17

Atos 11:17 - Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
PORTANTO, SE DEUS. Pedro entra com argumentos que não tinha como os seus inquiridores resistir, no sentido de reprovarem sua atitude em atender o convite de Cornélio para ir a cidade de Cesaréia atendendo seu convite. Pedro coloca Deus no centro de suas ações, o que de fato era uma realidade, porque o Senhor estava trabalhando na vida de Pedro, bem como agora na vida dos apóstolos para que as barreiras fossem quebradas e os gentios favorecidos com o evangelho da graça.

LHES DEU O MESMO DOM. Este dom sobre o qual fala Pedro diz respeito ao recebimento do derramamento do Espírito Santo de Deus sobre a vida de Cornélio, seus familiares e amigos. Esta dádiva dada por Deus aos gentios ensinava para Pedro e devia convencer os demais líderes da igreja em Jerusalém que os gentios estavam também sendo aceitos para dentro da nova aliança da graça de Deus por Cristo Jesus.

QUE A NÓS. Desta forma, o monopólio do cristianismo estava sendo quebrado, mostrando aos apóstolos de Cristo que a nova religião de Cristo e do Espírito Santo não era exclusivista dos judeus. Deus estava derramando o Espírito Santo em plenitude não somente aos judeus que se convertiam a Cristo, mas também para todos aqueles que aceitavam a Cristo como Senhor e Salvador, porque essa era a nova proposta.

QUANDO HAVEMOS CRIDO. Certamente Pedro não se reporta ao tempo em que ele foi juntamente com os demais apóstolos chamado pelo próprio Cristo para fazer parte do ministério, mais com certeza ele se refere ao novo tempo em que tiveram de conviver com a nova realidade de que Cristo havia subido ao céu para se assentar a destra de Deus e que o Espírito Santo estava entre eles para continuar a obra de Deus. O dia de Pentecostes era um novo marco para a história da igreja de Cristo Jesus.

NO SENHOR JESUS CRISTO. Encontramos neste ponto o título mais completo dentro das páginas do Novo Testamento sobre o nome do Filho de Deus. Se as autoridades de Israel não reconheceram o senhorio de Cristo, mas a igreja acreditou que Jesus era de fato o Filho de Davi. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados, e Cristo fala da missão de Jesus, o Messias.

QUEM ERA ENTÃO EU. De princípio Pedro não estava entendendo o sentido daquela visão, quando Deus mandou que ele matasse os animais e comesse, conforme Atos 10:13-14 - E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Essa foi uma reação natural de um judeu, que estava acostumado com suas tradições.

PARA QUE PUDESSE RESISTIR A DEUS? Mas por fim, Pedro atendeu a chamada de Deus e essa obediência de Pedro ao comando do Espírito Santo foi fundamental para mostrar a ele, e agora aos demais apóstolos, que a nova aliança da graça de Deus era com todos os povos do mundo. O próximo versículo nos faz ver que os argumentos de Pedro foram de forma teórica convincentes, neste momento, apesar de que na prática, esta questão ainda perdurou por muitos anos, quanto à igreja de Cristo em Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...