quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Atos 10:42

Atos 10:42 - E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
E NOS MANDOU. Agora Pedro fala uma linguagem que Cornélio compreendia muito bem, porque ele era um militar que obedecia ordens expressas pelos seus superiores, bem como tinha soldados que estavam sob seu comando e gostava quando ele mandava alguém fazer alguma coisa e este alguém fazia conforme a sua determinação. Já Pedro, apesar de ser um homem de temperamento tempestuoso, mas procurava obedecer às determinações de Cristo Jesus, o mestre, como apóstolo e seu discípulo.

PREGAR. É provável que Pedro se lembre neste momento do que disse o Senhor Jesus, e que está registrado no evangelho de Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Bem como o que está também escrito em Mateus 28:20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

AO POVO. Esta colocação feita por Pedro é genérica, mas podemos compreender que ele quis dizer a toda à criatura, conforme (Marcos 16:15). Verdade é que o Senhor Jesus concentrou suas atividades em seu país, Israel, mas como ele foi rejeitado pelos judeus, mandou que os seus apóstolos pregassem o evangelho para todos os povos, incluindo judeus e gentios. Agora, Pedro estava pondo em prática esta palavra.

E TESTIFICAR QUE ELE. Na pregação do evangelho, os representantes de Cristo precisam falar a respeito de tudo que o Cordeiro de Deus fez em ato de expiação pelo pecado da humanidade, mas também, deve testificar sobre o futuro individual de cada um daqueles que escutam a mensagem do evangelho. O evangelho é boas novas, mas também é a verdade de que, Deus vai pedir conta dos feitos dos homens. Veja que o Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e também do juízo.

É O QUE POR DEUS. Foi realmente o Deus Todo-poderoso quem exaltou ao seu Cristo. Filipenses 2:9-10 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Os homens lhe humilharam, Deus exaltou.

FOI CONSTITUÍDO JUIZ. O Senhor Jesus veio ao mundo como sendo um servo sofredor, bem como sendo o Cordeiro que foi levado ao matadouro, e que voluntariamente se entregou em preço de redenção. Mas no futuro, ele será apresentado a humanidade como sendo o Leão da tribo de Judá, que julgará as nações e os povos com vara de ferro, e isso fala de Cristo como Juiz da humanidade.

DOS VIVOS E DOS MORTOS. Quando se fala dos vivos 2 Coríntios 5: 10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Sobre os mortos Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Todos serão julgados por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...