quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Atos 11:18

Atos 11:18 - E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
E, OUVINDO ESTAS COISAS. A verdade é realmente libertadora, e Pedro foi corajoso em expor tudo que havia acontecido no tocante à abertura que deu para levar o evangelho das boas novas de Cristo aos gentios. Como também foi importante que os líderes de Jerusalém tivessem a curiosidade em averiguar o que aconteceu com Pedro, porque terminaram ouvindo verdades, que até então, estavam fechados para elas. Os legalistas da igreja matriz de Jerusalém precisavam se libertar do asceticismo religioso.

APAZIGUARAM-SE. Geralmente, dentro dos grupos de líderes se cria o que se pode chamar de inveja e ciumeiras. Se alguém tinha inveja ou ciúme de Pedro por ser ele uma liderança exponencial dentro do grupo apostólico, então, tiveram um motivo para irem para cima dele. Porem, como Deus estava neste negócio, terminou tudo em paz, com Pedro se saindo bem, os demais apóstolos compreendendo e Deus glorificado.

E GLORIFICARAM A DEUS. Tem um ditado que diz: Uma boa conversa pode não resolver tudo, mais resolve grandes controvérsias. Se o inimigo estava tentando implantar discórdia entre Pedro e os demais líderes da igreja em Jerusalém, então o diabo saiu perdendo, porque tudo ficou bem esclarecido e o nome do Deus da verdade foi glorificado. Nisto se cumpre aquela palavra que diz que tudo é para glória de Deus.

DIZENDO: NA VERDADE ATÉ AOS GENTIOS. O cristianismo seguiu os parâmetros do desenvolvimento gradual, em que o Senhor Jesus concentrou suas atividade com o seu povo Israel, por isso que ele cumpriu e viveu totalmente e lei de Moisés. Os apóstolos viveram um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo, por isso, até certo ponto resistiram ao evangelho da incircuncisão, mas Deus estava trabalhando, e se utilizou grandemente de Paulo para que o evangelho de Cristo chegasse aos gentios.

DEU DEUS. Os planos de Deus não falham nem se atrasam, e do jeito dele e no tempo dele, tudo se cumpre para glória do seu poderoso nome. O mesmo Deus que falou com seu amigo Abraão sobre uma aliança com seus descendentes biológicos, Israel, foi o mesmo Deus que disse para o patriarca que no seu tempo ia estabelecer uma nova aliança com todas as nações do mundo, e agora era o tempo deste cumprimento fiel.

O ARREPENDIMENTO. Os judeus achavam lugar de arrependimento em seus corações porque tinham consciência dos seus pecados e que teriam de prestar conta ao juiz dos vivos e dos mortos. Mas os gentios não se arrependiam porque não conheciam a verdade de Deus. Este arrependimento sobre o qual fala o escritor diz respeito ao reconhecimento da culpa, bem como da necessidade de mudança de vida em Cristo.

PARA A VIDA. Israel se esforçava para agradar a Deus e Cristo se manifestou para mostrar aos judeus o caminho da vida. Mas as demais nações do mundo estavam reservadas a morte e a condenação eterna. Todavia, o plano de Deus foi que o evangelho chegasse a todos os povos, e com isso, abriu-se a porta da graça para os gentios também. Até então, os pagãos só viviam para esta dimensão da vida terrena, sem esperança de vida eterna, porem, pelo evangelho a salvação chegou com vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...