quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Atos 10:43-44

Atos 10:43-44 - A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
A ESTE DÃO TESTEMUNHO TODOS OS PROFETAS. Pedro se refere ao Senhor Jesus Cristo, que era a manifestação do Messias prometido por Deus, que veio como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ao mesmo tempo, Jesus era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens para salvar os homens. Ele também era o Profeta de Deus, Rei da descendência de Davi e Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquesedeque. Todos os profetas de Deus de alguma maneira falaram do Messias.

DE QUE TODOS OS QUE NELE CREEM. Durante a aliança da lei, os judeus eram justificados pelas boas novas da legislação de Moisés. Todavia, depois da vinda do Messias de Deus, o homem entra com a sua fé em Cristo Jesus para ser justificado diante de Deus. Agora, o homem entra com a sua fé e Cristo entra com sua obra perfeita de redenção. Precisamos crer no nome de Cristo para ser aceito por Deus.

RECEBERÃO O PERDÃO DOS PECADOS. Os próprios filhos de Israel não estavam conseguindo cumprir as exigências impraticáveis da legislação de Moisés, e Deus vendo esta condição do seu povo, enviou seu Filho Jesus para resolver o problema do pecado da humanidade. Basta o homem crer na obra de propiciação de Cristo, que a reconciliação dele com Deus é realizada, trazendo a paz pela redenção que Cristo fez.

PELO SEU NOME. Que nome? O nome de Jesus, que é uma transliteração do nome de Josué e que dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. Em nem um outro nome há salvação. Atos 4:12 - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Esta nossa fé no nome de Jesus Cristo nos torna justificados diante de Deus.

E DIZENDO AINDA ESTAS PALAVRAS. Os que estavam ouvindo estas palavras da parte de Pedro eram pessoas sem esperança de salvação, e que seus pecados os derrotava com um peso insuportável em suas consciências. A pregação de Pedro veio como um bálsamo para a vida de Cornélio, dos seus familiares, bem como dos seus amigos mais íntimos que estavam presentes naquele lugar, ao ponto de se alegrarem bastante.

CAIU O ESPÍRITO SANTO SOBRE TODOS. Para que a obra fosse completa na vida daquelas pessoas, não bastavam apenas as palavras boas que Pedro estava transmitindo, era mais que necessário à intervenção do Espírito Santo na vida de todos eles. O que aconteceu neste momento, com a descida do Espírito Santo sobre estes gentios foi importante para eles, porem, foi muito importante para Pedro também.

OS QUE OUVIRAM A PALAVRA. Pregar o evangelho das boas novas de Cristo é o que precisa ser feito para que o Espírito Santo faça a obra de transformação nas vidas daqueles que ouvem a palavra de Deus. Pedro não pregou uma mensagem de avivamento para que o Espírito Santo fosse derramado sobre a vida dos ouvintes da palavra de Deus, mas ele transmitiu uma mensagem evangelística. Não existe uma mensagem mais poderosa do que o genuíno evangelho das boas novas de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...