terça-feira, 1 de outubro de 2019

Atos 10:39-40

Atos 10:39-40 - E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse.
E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS. Tendo Pedro falado “nós” pode ser que, neste momento, ele se refira a todo o grupo dos apóstolos de quem ele era o representante por onde passava. Até porque, de acordo com a cultuara de Israel, em se tratando de testemunha, uma única pessoa teria pouca veracidade, mas somente a partir de duas ou mais testemunhas é que o fato narrado ganhava mais consistência. Uma das primeiras providências do ministério de Cristo foi formar uma equipe de apóstolos.

DE TODAS AS COISAS QUE FEZ. Jesus fez tantas maravilhas que João chega a dizer em seu evangelho que se fossem escrever todas elas, nem no mundo todo se caberia tantos livros que se escreveria. João 21:25 - Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Pedro faz apenas uma síntese de tudo.

TANTO NA TERRA DA JUDEIA COMO EM JERUSALÉM. Ao citar a região da Judeia, bem como a cidade de Jerusalém Pedro estava falando desta forma de todo o país de Israel, incluindo Samaria, bem como toda a região da Galiléia, da qual ele falou um pouco antes em suas palavras (Atos 10:37). A verdade é que o Senhor Jesus realizou tantas maravilhas que vinham pessoas de todas as partes de Israel para serem beneficiadas.

AO QUAL MATARAM. Por um lado, Pedro mostra a maldade das lideranças dos filhos de Israel que por pura maldade mataram a Jesus de Nazaré de forma injusta, mesmo que o Cristo de Deus só tivesse feito a bem a todos. Por outro lado, o apóstolo fala de algo que foi necessário, a morte de Cristo, que fazia parte de sua missão, que como sendo o Cordeiro de Deus, tinha que ser sacrificado em lugar dos pecadores, expiação.

PENDURANDO-O NUM MADEIRO. Porque Jesus foi pendurado no madeiro? O próprio Pedro em sua carta universal responde com as seguintes palavras: 1 Pedro 2:24 - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Todos os pecadores eram malditos, mas Cristo tomou para si tal maldição.

A ESTE RESSUSCITOU DEUS AO TERCEIRO DIA. Sempre que os apóstolos pregavam o evangelho falavam a respeito da ressurreição do Senhor Jesus, destacando o poder de Deus que o ressuscitou ao terceiro dia. Entre os judeus e os gentios, naquela mesma época era pouca a crença na sobrevivência da alma após a morte física. Pois, a ressurreição de Cristo passou a ser fundamental para a sobrevivência do cristianismo. O que Deus fez com seu Filho Jesus mudou todos os conceitos sobre o destino da alma.

E FEZ QUE SE MANIFESTASSE. Pedro fala a respeito das aparições do Senhor Jesus após ter ressuscitado de entre os mortos. Lucas já no começo deste seu livro falou sobre este assunto em Atos 1:3 - Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. Jesus ressuscitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...