quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Atos 10:47

Atos 10:47 - Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
RESPONDEU. Fica subtendido que alguém deve ter feito uma pergunta, porque se Pedro está respondendo é porque alguém pode ter perguntado se era lícito que aqueles gentios que tinham ouvido a palavra e recebido o derramamento do Espírito Santo poderiam ser batizados. A questão toda estava na admissibilidade ou não dos gentios como membros da igreja de Cristo. Aqueles que tinham vindo com a comitiva de Pedro eram judeus convertidos ao cristianismo, mas estes de agora eram gentios.

ENTÃO, PEDRO. Verdade é que até este momento, havia entre os apóstolos aquele conceito exclusivista de que a igreja do Senhor Jesus deveria ser composta apenas de judeus convertidos ao cristianismo. É possível que Pedro também guardasse consigo este mesmo conceito. Mas Deus lhe concedeu uma experiência ainda em Jope de que não considerasse comum, aquele que Deus havia santificado, e isso era os gentios.

PODE PORVENTURA ALGUÉM. Costumo escrever que o Senhor Jesus veio para os que eram seus, isto é: Os judeus, por isso que ele concentrou suas atividades no seu país de Israel. Já no que diz respeito aos seus apóstolos, eles viveram um momento de transição entre o tradicional judaísmo até a implantação do verdadeiro cristianismo. Já o Apóstolo Paulo quem teve uma revelação maior na implantação do cristianismo.

RECUSAR A ÁGUA. O batismo cristão teve início ainda com o precursor do Senhor Jesus, que foi João Batista, ele que era aquele que havia vindo ao mundo para preparar o cominho do grande Mestre, Cristo Jesus. Não que Pedro estivesse se referindo a rejeição do batismo dos gentios, porem, esta indagação da parte de Pedro era dirigida aos judeus que haviam lhe acompanhado desde a cidade de Jope em sua comitiva.

PARA QUE NÃO SEJAM BATIZADOS ESTES. Quando alguém se convertia pelo poder transformador do evangelho pregado por Cristo, tal judeu era submetido ao batismo cristão, se bem que o próprio Cristo não batizava mais sim os seus apóstolos. E isso continuou depois que Cristo foi elevado as alturas para se assentar a destra de Deus. Agora, este caso era algo novo, porque não se tratava de judeus, mais sim de gentios. Certamente Pedro queria a confirmação dos judeus para batizar estes gentios.

QUE TAMBÉM RECEBERAM COMO NÓS. Pode-se conjecturar que até este momento, pelo menos na presença dos apóstolos, somente os judeus tinham recebido aquela promessa feita por Deus, do derramamento do Espírito Sato, promessa essa refeita por Cristo, e já confirmada no dia de Pentecostes. Essa nova experiência fazia com que os termos da nova aliança de Deus se tornassem mais ampla e abrangente do que antes.

O ESPÍRITO SANTO. O que aconteceu na casa de Cornélio com ele, seus familiares e amigos mais próximos era a comprovação de que a nova dispensação da graça de Deus era para todos os povos, nações e línguas. Ver Pedro os gentios cheios do Espírito Santo, falando em línguas e das grandezas de Deus deve ter provocado um impacto muito grande na fé do apóstolo. A história do cristianismo tem provado em seu desenvolvimento que o Espírito Santo de Deus é dado a todos que acreditam em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...