terça-feira, 1 de outubro de 2019

Atos 10:31

Atos 10:31 - E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
E EIS QUE DIANTE DE MIM. Cornélio passa a narrar com mais detalhes o que lhe aconteceu e que Lucas escreveu em Atos 10:3 - Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. A visão foi tão real para Cornélio que ele afirma com convicção que o anjo de Deus apareceu diante dele. Estas experiências são tão fortes, que na maioria dos casos os que delas participam não fazem diferença entre o que é visão, sonho ou realidade.

SE APRESENTOU UM HOMEM. No primeiro caso, o Dr. Lucas, que tinha mais experiência com as realidades espirituais fala de que foi um anjo quem apareceu para Cornélio (Atos 10:3). Mas agora, o próprio Cornélio falando para Pedro do que lhe tinha acontecido a quatro dias passados, ele fala a respeito de Um homem. Cornélio estava acostumado a lidar com as coisas desta vida e não com as coisas espirituais.

COM VESTES RESPLANDECENTES. Já nesta colocação feita por Cornélio ele destaca uma diferença de um homem natural para um ser completamente diferente no aspecto de suas vestes. Com isso, Cornélio quis dizer para Pedro e diante de todos que estavam presente, que aquele homem não era qualquer um, mas que aquele ser estava envolvido com um brilho em suas vestes, que não era coisa natural do mundo.

E DISSE: CORNÉLIO. A visão deste ser celestial por se só já era o suficiente para que Cornélio tivesse a certeza de que estava diante de uma visão da parte de Deus. No entanto, Cornélio destaca o fato de que aquele ser de vestes resplandecentes se dirigiu a ele chamando pelo seu nome. Sendo Cornélio chamado pelo seu nome, isso nos faz pensar que Deus conhece não somente aqueles que lhe servem, mas também a todos.

A TUA ORAÇÃO FOI OUVIDA. Isso é o que está registrado no começo deste capítulo em Atos 10:4 - O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. No caso do testemunho de Cornélio é dito que a sua oração foi ouvida, o que nos faz compreender que nossas petições não ficam na terra, mas elas sobem.

E AS TUAS ESMOLAS. Já no que diz respeito às esmolas, quando da visão de Cornélio foi dito que suas esmolas estavam subindo e chegando diante de Deus. Mesmo não tendo ainda o devido conhecimento dos ensinamentos de Cristo, mas Cornélio já era um praticante do amor fraternal, uma vez que ele costumava repartir com os que mais precisavam suas riquezas. Quando se faz o bem Deus aprova porque isso é bom.

ESTÃO EM MEMÓRIA DIANTE DE DEUS. Estas foram palavras faladas pelo anjo do Senhor aos ouvidos de Cornélio. Por meio destas declarações feitas pelo centurião Cornélio, Pedro deve ter ficado sensibilizado em saber que estava diante de um homem bom, que por sua vez bem orientado nas coisas do evangelho de Cristo passaria a ser um bom discípulo do reino de Deus. Já para nós, podemos aprender a lição de que tudo de bom que fizermos nesta terra fica registrado diante de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...