segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Atos 11:3-4

Atos 11:3-4 - Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles. Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo.
DIZENDO: ENTRASTES. Será que a nova religião dos líderes de Jerusalém não estava entrando pelo mesmo caminho do legalismo tanto quanto o judaísmo? Sim, aqueles que estavam encarregados de darem continuidade à obra de Cristo na terra já haviam se esquecido do segundo mandamento da lei de Cristo que é o amor fraternal para com todos. Este cominho do separatismo religioso foi um grande obstáculo nos começos da nova igreja de Cristo, porque os próprios líderes cristãos andaram por ele.

EM CASA DE HOMENS. Os líderes da igreja matriz de Jerusalém partiram para cima de Pedro lhe censurando pelo fato de que ele fosse até a cidade de Cesaréia para atender ao convite de um homem que era romano e não judeu. É possível que Pedro tenha feito um grande trabalho na cidade de Cesaréia indo de casa em casa, sem fazer acepção de Pessoas para pregar o evangelho, por isso, agora estava sendo julgado.

INCIRCUNCISOS. A circuncisão foi um pacto feito entre Deus e Abraão, que passou a valer para os descendentes do seu Amigo, bem como de Isaque a Jacó. Depois da implantação da lei de Moisés, a circuncisão passou a ter um valor muito maior, porque caracterizavam aqueles que faziam parte do judaísmo. Para os judeus ser incircunciso era não fazer parte das tribos de Israel, mas ser caracterizado como um pagão, gentio.

E COMESTES COM ELES. Percebe-se que a igreja como nova comunidade religiosa ainda não tinha regras bem claras quanto aos costumes que deveriam prevalecer no conviveu dos que serviam a Cristo. A falta de documentos oficiais por parte dos líderes fazia com que qualquer um criasse normas que só prejudicava o crescimento do cristianismo. Parece-nos que neste momento o cristianismo mais se identificava com uma seita do judaísmo do que com uma nova religião, algo tinha que ser feito.

MAS PEDRO. Talvez muitos não percebam o quanto foi importante à defesa que Pedro fez diante dos líderes de Jerusalém, mas o fato é que o testemunho de Pedro deu um novo norte para a comunidade cristã de Jerusalém. Verdade é que houve uma grande resistência aos argumentos de Pedro, mas com o passar dos anos os que agora faziam oposição a Pedro chegaram a compreender que Deus estava neste negócio.

COMEÇANDO A FAZER-LHES UMA EXPOSIÇÃO. O que Pedro tinha feito em Cesaréia não era a sua própria vontade, mas Deus quem tinha lhe dirigido seus passos para que pudesse pregar o evangelho aos gentios. Esta coragem da parte de Pedro não lhe era própria, porem, o Espírito Santo quem lhe impulsionava a defender a participação dos gentios na igreja de Cristo, e para isso, o Espírito Santo estava agindo poderosamente.

POR ORDEM, DIZENDO. Não bastava simplesmente o apóstolo Pedro defender o que para os seus opositores era inaceitável, mas ele precisava mostrar suas rações porque foi até a cidade de Cesaréia para entrar na casa de uma família de não judeus e ficar com eles, e comer com eles também. Aprendemos com tudo isso que o sentimento meramente religioso sem a direção e coordenação de Deus em vez de ser positivo pode ser um entrave para o verdadeiro crescimento do reino de Deus neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...