quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Atos 11:13

Atos 11:13 - E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.
E CONTOU-NOS. Pedro fala do que Cornélio lhe falou e está registrado em Atos 10:3-4 - Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. Os fatos narrados por Cornélio eram dignos de toda aceitação, porque foi uma visão dada por Deus para a sua salvação e de sua família.

COMO VIRA. Era um momento de oração que Cornélio praticava buscando ao Deus único e verdadeiro para manter comunhão com o Criador de todas as coisas. Podemos até pensar que este homem estivesse orando e pedindo para que o Senhor mantivesse contato com ele, no sentido de lhe orientar de como deveria fazer para realizar mais fielmente a vontade de Deus. De repente algo sobrenatural aconteceu da parte do céu.

EM PÉ UM ANJO. Estes anjos de Deus podem ser classificados de Arcanjos, querubins e serafins, porque estão ao serviço de Deus e do seu reino. Como também aqui na terra estes seres espirituais de luzes estão a serviço dos que hão de herdar a salvação. Quem sabe em suas orações Cornélio não vinha pedindo a Deus que lhe enviasse um anjo ou mensageiro para lhe orientar como deveria fazer para servir melhor a Deus?

EM SUA CASA, E LHE DISSERA. Nos tempos do Velho Testamento encontramos muitos casos em que Deus enviou seus anjos poderosos para se comunicarem com os seus servos, por isso que uma das definições da palavra “anjo” é mensageiro de Deus. Não temos como imaginar qual foi à reação da parte de Cornélio por ver claramente em sua visão um anjo de Deus vindo ao seu encontro. Cornélio deve ter ficado admirado.

ENVIAS HOMENS A JOPE. Era o grande momento de mudança para melhor na vida de Cornélio, porque se ele já fazia algumas coisas que agradava a Deus, com sua vida de oração e de esmolas que fazia em favor dos que mais precisavam, agora era a oportunidade de se enquadrar nos parâmetros do evangelho de Cristo e passar a ser um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus. Não se sabe o porquê de o anjo falou que Cornélio enviasse homens e não fosse ele próprio a Jope para ver a Pedro.

E MANDA CHAMAR A SIMÃO. Provavelmente Deus queria que Pedro viesse até Cesaréia para também pregar a palavra do evangelho de Cristo naquela cidade, haja vista que Pedro já estava há muitos dias em Jope. Porque o anjo não pregou o evangelho a Cornélio, mas mandou chamar a Simão? Deus tem determinado que neste dispensação seja assim, em que os seus representantes preguem as boas novas.

QUE TEM POR SOBRENOME PEDRO. Já temos comentado que o nome Simão é uma transliteração do nome Simeão. Como também já temos dito que este era um nome muito comum entre os hebreus, em que o Novo Testamento cita vários deles. Já o sobrenome Pedro quer dizer pedra pequena, que funcionava como um apelido para aquela época, talvez caracterizando a personalidade variável de Simão que era Pedro. Para a época, o sobrenome falava da personalidade ou estilo de vida que alguém vivia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...