quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Atos 11:19

Atos 11:19 - E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
E OS QUE FORAM DISPERSOS. O escritor Lucas retoma o tema em que ele vinha abordando no capítulo sete deste livro, e o início do capítulo oito, em que as coisas se tornaram difíceis para a igreja de Cristo em Jerusalém e na região da Judeia. Atos 8:4 - Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. Famílias inteiras tiveram que deixar seus lares e cidades onde moravam para não serem presos por conta das perseguições dos líderes religiosos dos judeus contra os servos de Cristo.

PELA PERSEGUIÇÃO QUE SUCEDEU. Porque os líderes religiosos dos judeus se levantaram contra os cristãos? O judaísmo era a religião oficial dos filhos de Israel e pela lei de Moisés os judeus matavam e morriam também. Vendo os chefes do povo judeu que muitas pessoas estavam se convertendo ao cristianismo, os líderes do judaísmo sentiram ciúmes e partiram para cima daqueles que confessavam a Cristo.

POR CAUSA DE ESTÊVÃO. O caso de Estêvão foi o estopim pelo qual os cristãos ficaram com medo de serem até mortos por causa do evangelho de Cristo. Atos 6:8 - E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.

CAMINHARAM ATÉ À FENÍCIA. Esta era uma grande região que cobria mais de duzentos quilômetros na costa oriental do Mediterrâneo para onde fugiram os cristãos que tiveram de sair de Jerusalém logo após a morte de Estêvão. Por incrível que parece, estes mesmos que fugiram de Jerusalém até a Fenícia eram também judeus, um povo que perseguia os seus próprios irmãos por questões meramente religiosas.

CHIPRE E ANTIOQUIA. Conforme os historiadores Chipre era uma grande ilha do mar mediterrâneo. Foi neste lugar, que os servos de Cristo, foram pela primeira vez, chamados de cristãos, e tudo indica que neste lugar o evangelho foi bem difundido. Já no que diz respeito a esta Antioquia era chamada de Antioquia da Síria para distinguir da outra que era chamada de Antioquia da Pisídia. Aqui foi o berço das missões cristãs.

NÃO ANUNCIANDO A NINGUÉM A PALAVRA. Como o escritor está falando de um tempo de perseguições, então, nesta frase ele deixa transparecer que os fugitivos tinham presa em se distanciarem de Jerusalém e da Judeia, de onde vinham o perigo contra os cristãos. Todavia, assim mesmo, por onde passavam procuravam as sinagogas a fim de se encontrarem com os irmãos judeus e falarem do reino de Cristo.

SENÃO SOMENTE AOS JUDEUS. Todos aqueles que se converteram em Jerusalém foram programados pelos apóstolos de que o evangelho a ser pregado seria o da circuncisão, ou seja, o evangelho deveria ser pregado somente aos judeus. Mas, a partir deste capítulo se percebe que as coisas começaram a mudar, em que o evangelho da incircuncisão começava a ser anunciado também por todas as partes. Neste capítulo vemos Barnabé ir em busca de Saulo que era o apóstolo dos gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...