quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Atos 11:26-27

Atos 11:26-27 - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente, e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
E ACONTECEU QUE TODO UM ANO. Baseado nesta declaração é que se defende que o discipulado deve pelo menos durar um ano, até que os novos convertidos venham a se firmarem nos caminhos do evangelho de Cristo. Não se deve dar o mesmo tipo de alimento espiritual a um novo convertidos o quanto se aplica a doutrina mais sólida para os que já são maduros na fé cristã. Muitas igrejas locais estão falhando neste aspecto por negligenciarem o discipulado cristão para aqueles novos convertidos.

SE REUNIRAM NAQUELA IGREJA. Não que houvesse um templo religioso em Antioquia dedicado ao cristianismo, mas dentro do Novo Testamento, em se tratando deste assunto, os discípulos de Cristo se reuniam de casa em casa para cultuarem ao Senhor Jesus. Até o ano de trezentos e doze de nova era cristã, o império político de Roma não permitia a construção de templos dedicados ao cristianismo onde dominava o império.

E ENSINARAM MUITA GENTE. Este ensinamento transmitido por Barnabé e por Saulo de Tarso diz respeito ao discipulado cristão, que são os elementos básicos para os primeiros passos na vida cristã. Os gentios que se convertiam ao cristianismo precisavam de orientações adequadas para trilharem no caminho do evangelho da verdade, pois das suas antigas religiões pagãs de onde vinham só conheciam heresias.

E EM ANTIOQUIA FORAM OS DISCÍPULOS. Pode-se dizer que em Antioquia se formou a primeira base das missões gentílicas da igreja primitiva, em que Barnabé e Saulo de Tarso ganharam muitas vidas para o reino de Deus. Até este momento, os seguidores de Cristo eram chamados de discípulos do Senhor Jesus, porque eram pessoas que guardavam os ensinamentos do Senhor Jesus que eram transmitidos pelos apóstolos.

PELA PRIMEIRA VEZ CHAMADOS DE CRISTÃOS. A realidade é que em Jerusalém e podemos dizer que em Israel, o cristianismo não foi reconhecido como uma nova religião, mas os apóstolos se mantinham no judaísmo, guardando os ensinos de Cristo. Porem, em Antioquia o cristianismo começou a ser reconhecido como religião oficial o Senhor Jesus Cristo. Ser chamado de Cristo era ser seguidor de Cristo, do cristianismo.

E NAQUELES DIAS DESCERAM PROFETAS. Ainda no tempo da dispensação da lei, Deus levantou muitos profetas para exortar ao seu povo Israel sobre a necessidade de se converterem dos seus maus caminhos. Neste período da igreja de Cristo o profeta era considerado como fazendo parte do ministério, e tinham um valor grande, ficando atrás apenas dos apóstolos conforme (Efésios 4:11). Estes profetas eram servos de Cristo que possuíam grande poder de revelação da parte do Espírito Santo de Deus.

DE JERUSALÉM PARA ANTIOQUIA. Sabendo pois, os apóstolos de Jerusalém que a cidade de Antioquia já era um grande centro de missões do cristianismo, então os líderes da igreja matriz de Jerusalém enviaram para lá profetas que estavam encarregados de transmitirem as doutrinas fundamentais da fé cristã. Há quem diga que neste momento já haviam dois núcleos do cristianismo, em Jerusalém e Antioquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...