quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Atos 11:12

Atos 11:12 - E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem.
E DISSE-ME O ESPÍRITO. Pedro fala sobre o que está escrito em Atos 10:19 - E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Nos dois textos, a palavra Espírito está posta com sua letra inicial maiúscula, conforme a versão bíblica que utilizamos, comprovando que foi o Espírito de Deus quem falou efetivamente com o apóstolo de Cristo. Na verdade é notória a participação do Espírito Santo nas ações dos líderes da igreja de Cristo neste começo dos trabalhos da igreja.

QUE FOSSE COM ELES. Essa ordem da parte do Espírito Santo para Pedro se encontra em Atos 10:20 - Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei. Os inquiridores de Pedro não poderiam nem questioná-lo porque tudo que aconteceu foi uma determinação da parte de Deus, em que o Senhor estava trabalhando por meio do Espírito Santo para que o evangelho chegasse aos gentios.

NADA DUVIDANDO. Há quem diga que Pedro era meio cru quando ainda andava com Jesus, com uma personagem forte para tomar decisões precipitadas. Mas neste momento, ele não poderia mais ter dúvidas que estava diante de uma responsabilidade que lhe era imposta pela determinação de Deus, e a prova disto é que o Espírito Santo quem lhe disse que obedecesse a direção de Deus para sua vida.

E TAMBÉM ESTES SEIS IRMÃOS. Quando isso aconteceu, o escritor deste livro não fala sobre quantos irmãos da igreja de Jope acompanharam a Pedro, mas no texto foi apenas dito que alguns irmãos acompanharam a Pedro, conforme Atos 10:23 - Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. É provável que muito mais discípulos tenham acompanhado a Pedro até a cidade de Cesaréia, mas que agora seis deles estavam ali.

FORAM COMIGO. Naquela época era um costume das igrejas locais fazerem o acompanhamento dos missionários de uma cidade a outra como demonstração de apoio aos seus trabalhos no evangelho das boas novas de Cristo. Neste caso, foi muito importante à companhia dos irmãos de Jope a Pedro, porque agora, já em Jerusalém eles serviam de testemunha em favor de Pedro que Deus estava naquele negócio.

E ENTRANDO EM CASA. Pedro fala do reunião que Cornélio realizou em sua casa para receber o servo de Deus. Atos 10:24-25 - E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Pedro, não aceitou, e ensinou a Cornélio que adorasse a Deus.

DAQUELE HOMEM. Quem é este homem? Atos 10:1-2 - E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana. Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Este era um homem religioso, que precisava de uma boa orientação para seguir o evangelho poderoso e libertador do Senhor Jesus. Cornélio era um gentio, através do qual a missão dos apóstolos aos gentios teve seu começo naquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...