terça-feira, 1 de outubro de 2019

Atos 10:33

Atos 10:33 - E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
E LOGO MANDEI CHAMAR-TE. Logo que teve aquela visão da parte de Deus, lhe orientando de como proceder, Cornélio não perdeu tempo e tomou as devidas providências para que os seus comissários fossem até Jope. Atos 10:7-8 - E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope. A visão que Deus deu a Cornélio lhe despertou para saber do plano da salvação de Deus.

E BEM FIZESTES EM VIR. Já a vinda de Pedro não foi tão apreçada o quanto as providências de Cornélio, mas no dia seguinte o apóstolo já estava de caminho para Cesaréia a fim de fazer a vontade de Deus. Atos 10:23 - Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. O mais importante era que Pedro se dispôs em vir a Cesaréia.

AGORA, POIS, ESTAMOS TODOS PRESENTES. Prevendo Cornélio que no dia seguinte Pedro chegaria em sua casa juntamente com a comitiva, então, ele fez uma grande reunião com seus familiares, conhecidos e amigos mais íntimos. Atos 10:24 - E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. Todos estavam atentos as palavras de Pedro.

DIANTE DE DEUS. Cornélio tinha certeza de que aquele momento era especial, porque não somente contava com a presença dos seus familiares e amigos, como também de Pedro, mas acima de tudo, com a presença majestosa do Deus único e verdadeiro. Na realidade, o centurião Cornélio já tinha as noções básicas de como ser um homem temente a Deus e de como fazer o bem ao próximo, mais precisava de mais orientações concernente a como servir melhor a Deus e aceitar a Cristo como Senhor.

PARA OUVIR TUDO. É possível que Cornélio antes de ter aquela visão espiritual da parte de Deus tivesse a consciência de que estava fazendo a coisa certa diante de Deus. Mas aprendemos com esta importante história que simplesmente ser um religioso não basta. Cornélio precisava complementar suas crenças com as orientações corretas transmitidas por Pedro, mais que vinham diretamente do Espírito Santo.

QUANTO POR DEUS. Pedro seria apenas o instrumento das palavras que viriam da parte de Deus mediante o Espírito Santo. Cornélio não estava ainda bem orientado nas coisas de Deus, mas ele tinha consciência que Pedro seria o pregador, mas que as palavras não seriam dele, porem, de Deus. Muitos pregadores não tem esta mesma consciência que Cornélio, quando acham que suas pregações são frutos da sabedoria.

TE É MANDADO. Pedro deve ter ficado feliz em ouvir tais palavras da parte de um homem que ainda dava seus primeiros passos no caminho do evangelho. A verdade é que Cornélio ficou apegado ao que o anjo lhe disse na visão, que ele mandasse chamar a Pedro que este lhe falaria a palavra de Deus, fornecendo as orientações necessárias para que ele e sua família servissem corretamente ao Senhor. Aprendemos ainda que não precisamos ficar preocupados com a pregação, Deus é quem manda a mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...