quarta-feira, 30 de março de 2016

1 João 1:1

1 João 1:1 - O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida.
O QUE ERA DESDE O PRINCÍPIO. O apóstolo João começa a sua carta universal sem nenhuma identificação pessoal, nem com uma saudação aos seus leitores, como também não cita o destino de sua epístola. Certamente este princípio não diz respeito ao início da espécie humana, mas sim a eternidade passada de todas as coisas. Antes mesmo até do que está escrito em Gênesis 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra. No seu evangelho o autor também começa com este mesmo tema, João 1:1-2 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. “O que era” se refere a Cristo Jesus o Senhor.

O QUE OUVIMOS. Desde o batismo de João e dai em diante que o Senhor Jesus exerceu plenamente o seu ministério de pregação das boas novas do reino dos céus. Ele foi na verdade o maior Mestre de todos os tempos porque veio para estabelecer uma nova aliança de Deus com a humanidade. Logo, durante o curto período do seu ministério fez grandes sermões e procurou ensinar as diretrizes do cristianismo que estava fundando aos seus apóstolos e discípulos. Suas palavras de grande sabedoria ainda ressoavam de forma viva nos ouvidos de João. Seus conselhos e palavras de conforto se faziam lembradas na mente e no coração do apóstolo amado de Cristo.

O QUE VIMOS COM OS NOSSOS OLHOS. O mesmo Cristo que sempre esteve na eternidade passada com o Pai e que criou todas as coisas (João 1:1-3) era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. O apóstolo expressa um certo tom de admiração e respeito pelo fato de ter tido o privilégio de ver com os próprios olhos o grande Cristo de Deus. O conceito de Israel era de que ninguém nunca havia visto a Deus, mas apenas o aspecto de sua glória. Mas o autor diz que viu o Deus homem com os próprios olhos. Realmente Cristo foi a epifania real do Emanuel de Deus. Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se de si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2:6-7).

O QUE TEMOS CONTEMPLADO. Em Cristo Jesus se cumpria a promessa feita por Deus em Isaías 7:14 - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Confirmada em Mateus 1:23 - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, Que traduzido é: Deus conosco. A presença de Cristo na terra era de fato a presença de Deus entre os homens. Antes, o Senhor já havia se feito representar pelos seus servos e profetas, mas em Cristo Deus mesmo se fez representar pessoalmente. Jesus falou: Eu e o Pai somos um (João 10:30).

E AS NOSSAS MÃOS TOCARAM DA PALAVRA DA VIDA. O Deus invisível se tornou visível e palpável. O escritor sagrado estava escrevendo sobre a materialização do que antes era empírico. O apóstolo João era daquele tipo de amigo de Cristo que reclinava a cabeça no ombro do Cristo de Deus. E certamente quando assim procedia seus pensamentos lembravam de que estava tocando na essência real do Deus homem. Provavelmente neste momento se recordava dos abraços que deu em seu Mestre, com a convicção de que estava tocando no Senhor da vida, e vida plena e abundante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...