sábado, 26 de março de 2016

1 Pedro 5:2

1 Pedro 5:2 - Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto.
APASCENTAI. A igreja primitiva estava em formação em seus começos embrionários com um grupo de lideranças que tinha a responsabilidade de organizar a comunidade cristã, com a consagração e ordenação de ministros do evangelho. Portanto, como Pedro era uma das autoridades exponenciais do cristianismo procurava, assim como os demais, escrever para os novos ministros, a fim de orientá-los sobre como deveriam administrar o rebanho de Deus, que é a igreja de Cristo.

O REBANHO DE DEUS, QUE ESTÁ ENTRE VÓS. Com muita sabedoria e sensatez, o apóstolo Pedro faz saber aos seus leitores que a igreja de Cristo, não pertence a qualquer líder do cristianismo, mas, ela é propriedade peculiar e particular de Deus. Uma outra recomendação feita neste texto pelo apóstolo foi de que, a igreja de Cristo deve ser compreendida em termos de administração como uma comunidade local, em que cada grupo por mais pequeno que seja é o rebanho de Deus.

TENDO CUIDADO DELE. Os líderes locais da igreja de Cristo têm suas funções ministeriais direcionadas para o cuidado do rebanho de Deus, que é a igreja de Cristo. Infelizmente, nos dias de hoje, percebe-se uma disfunção no cumprimento de tais funções daqueles que fazem do ministério uma profissão e não uma confissão de fé. Este cuidado a que se refere o apóstolo diz respeito a fazer uma boa administração eclesiástica, para o crescimento e desenvolvimento da igreja remida do Senhor Jesus.

NÃO POR FORÇA. Ser um líder dedicado e potencialmente cumpridor do papel de um verdadeiro ministro do evangelho requer boa vontade e disponibilidade por parte daquele que é chamado por Cristo para ser um líder eficiente na obra de Deus. É lamentável que muitos que se dizem líderes da igreja de Cristo só estão na obra, não porque foram comissionado por Cristo, mas porque é um funcionário de uma organização religiosa, que mais funciona como empresa, do que igreja de Deus.

MAS VOLUNTARIAMENTE. Esta frase nos leva a pensar em um trabalho que deve ser prestado pelo obreiro cristão sem segundas intenções, mas de forma voluntária. O termo usado neste ponto pelo autor deixa claro que o líder de uma igreja cristã local não deve cobrar nada pelos seus serviços realizados em prol da igreja de Cristo. O próprio Senhor Jesus ensinou: De graça recebestes, de graça dai, essa é a regra.

NEM POR TORPE GANÂNCIA. Agora, o apóstolo torna mais clara a sua intenção em sua exortação, quando apela aos seus companheiros de ministério, que não se utilizem do cargo que ocupam perante a igreja de Cristo, para tirarem proveitos financeiros do rebanho de Deus. Essa torpe ganância a que se refere o autor, fala sobre o comercio da fé, em que o líder cristão se torna um mercenário para extorquir as ovelhas.

MAS DE ÂNIMO PRONTO. Em vez de usar o cargo que ocupa perante a igreja de Cristo para benefício próprio, o líder cristão deve ser um obreiro que se coloca a disposição do reino de Deus para fazer a obra de Deus de ânimo Pronto e voluntário. É desta forma que alguém deve servir ao reino de Deus, desarmado de más intenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...