segunda-feira, 21 de março de 2016

1 Pedro 4:2

1 Pedro 4:2 - Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
PARA QUE, NO TEMPO QUE. O apóstolo mostra aos seus leitores como eles deviam viver de forma digna, a que honrassem ao nome do Senhor Jesus por meio de seus testemunhos. Sobre o tempo a que se reporta o nosso autor podemos dizer que, ele pode está se referindo ao limite imposto pela morte física que os cristãos ainda tinham que passar vivos no corpo, ou ele se referia ao tempo que ainda restava para a volta de Cristo para buscar a sua igreja, que ele comprou com seu sacrifício de amor.

VOS RESTA BA CARNE. Isto é; os leitores de Pedro ainda não haviam sido transformados em corpos gloriosos para participarem da vida eterna, mas eles ainda estavam vivendo no corpo físico. O arrebatamento da igreja ainda não havia se dado, (como era esperado) nem os irmãos tinham passado desta dimensão de vida para a vida incorruptível. Os escritores do Novo Testamento, e a igreja primitiva viviam como que o arrebatamento fosse de dar ainda nos tempos em que eles estavam sobre a terra.

NÃO VIVAIS MAIS. A legislação de Moisés era carregada de proibições, bem como as demais religiões mais antigas também, e com o cristianismo não poderia ser diferente. O próprio Jesus quando exerceu seu ministério de ensino e pregações deixou bem elaborado seus desejos sobre a nova comunidade de Deus, que é a sua igreja. E os apóstolos e escritores do Novo Testamento cuidaram em escrever sobre as doutrinas cristãs para o bom andamento da obra de Deus, por meio da igreja de Cristo.

SEGUNDO AS CONCUPISCÊNCIAS. Os seguidores do cristianismo tiveram um passado de vida, antes de se converterem, conforme os padrões do mundanismo. Quanto a vida religiosa, ou vieram do judaísmo ou das religiões e seitas heréticas do paganismo. Pelo que se sabe, o homem natural, que ainda não provou do novo nascimento e da regeneração espiritual vive de acordo com as concupiscências da carne. Todavia, de acordo com os padrões do evangelho se deve viver para o Espírito e no Espírito.

DOS HOMENS. Desde que a raça humana caiu no pecado lá no Jardim do Éden que o ser humano passou a ser dominado por sentimentos de desobediência e rebelião contra a vontade do Criador. Viver conforme as concupiscências dos homens é viver fazendo tudo aquilo que o mundo oferece, cumprindo assim os desejos da carne e a soberba da vida, quando o evangelho da verdade aconselha: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há, porque quem ama o mundo, não tem o amor do Pai (1João 2:15).

MAS SEGUNDO. O padrão da nova aliança de Deus em Cristo Jesus é que o homem se converta dos seus maus caminhos e passe a viver em uma nova dimensão de sua existência na terra e depois no céu. O evangelho das boas novas chama o ser humano para uma nova direção de vida, o que o Novo Testamento chama de conversão, e isso só é possível por meio do novo nascimento, que é uma obra do Espírito Santo.

A VONTADE DE DEUS. Cristo ensinou que devemos amar ao Senhor acima de qualquer coisa e que os seus discípulos buscam em primeiro lugar o reino dos céus e as coisas que são de cima. Realizar a vontade de Deus é receber a Cristo como Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...