quinta-feira, 24 de março de 2016

1 Pedro 4:14

1 Pedro 4:14 - Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
SE PELO NOME DE CRISTO. O cristianismo surgiu do nome de Cristo, com tudo aquilo que implica o evangelho e a nova aliança da graça de Deus com a igreja de Cristo. No período da igreja primitiva confessar o nome de Cristo como Senhor e Salvador era ter que enfrentar os judaizantes, os líderes das seitas pagas e o império romano como inimigo. Mataram a Cristo na tentativa de não fazer vingar uma nova religião e depois tentaram apagar o seu nome procurando barrar o crescimento do cristianismo.

SOIS VITUPERADOS. A partir do instante que alguém optasse a seguir a Cristo e fazer parte de sua religião, o cristianismo, essa pessoa passava a ser vista como alguém que rompia com sua antiga religião (seja o judaísmo ou as demais religiões que já existiam antes do surgimento do cristianismo) para viver diferente. A decisão de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador era o estopim para surgirem ás perseguições, confisco dos bens pelo estado, prisões e até em muitos casos a morte.

BEM-AVENTURADOS SOIS. Para o mundo, a sociedade, as antigas religiões e o próprio Estado romano, quem se convertesse ao cristianismo passava a ser taxado de louco, de herege, e de fanáticos, e com isso era excluído pela sociedade e pelo Estado. Porem, diante do coração de Deus essa pessoa passava a ser bem-aventurada, feliz, abençoada, cheia de esperança e com promessas de um futuro brilhante, recebendo a promessa de salvação e vida eterna em Cristo Jesus, o Salvador da sua igreja remida.

PORQUE SOBRE VÓS REPOUSA O ESPÍRITO. A presença do Espírito de Deus na vida dos convertidos ao cristianismo fazia parte das mais importantes promessas de Cristo para aqueles que passavam a estar ligados ao seu corpo, que é a sua igreja amada. Quando um pecador se converte dos seus maus caminhos e aceita a Cristo como Senhor e Salvador, ele recebe juntamente com o perdão dos seus pecados, a presença habitadora do Consolador, ele que produz o novo nascimento e a regeneração.

DA GLÓRIA DE DEUS. Aquele que verdadeiramente é nascido de cima e regenerado pelo poder do evangelho glorioso de Cristo, tem o Espírito da glória de Deus repousando sobre sua vida, porque esta foi à promessa feita pelo Senhor Jesus. O Espírito Santo tem a função de glorificar e magnificar a Deus e a Cristo na vida dos seguidores do reino de Deus (João 16:14). Ele revela de fato quem Deus é em essência.

QUANTO A ELES, É ELE, SIM, BLASFEMADO. “Quanto a eles” O autor se refere aos inimigos e opositores do cristianismo, a todos aqueles que lutavam contra o povo de Deus e o avanço do evangelho no mundo. Eles blasfemavam do Espírito de Deus e também contra os seguidores do Senhor Jesus. Os ímpios blasfemam contra Deus.

MAS QUANTO A VÓS, É GLORIFICADO. Por outro lado, os servos de Cristo amam a presença habitadora do Espírito de Deus, por isso que, todo aquele que é transformado pelo poder do evangelho tem sede da presença do Paráclito divino. É o Espírito Santo quem produz o novo nascimento (João 3:3,5) e a regeneração espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...