terça-feira, 15 de março de 2016

1 Pedro 4:1

1 Pedro 4:1 - Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.
ORA, POIS, JÁ QUE CRISTO. Apesar de termos a nossa frente um novo capítulo, mas neste princípio, continua o mesmo assunto que o autor vinha abordando, que era justamente sobre o padecer de Cristo pelos nossos pecados, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, porque ele é o Redentor da igreja. O apóstolo usa o exemplo de Cristo como espelho, a fim de que, os seus seguidores possam igualmente ser amorosos uns para com os outros, assim como Cristo nos amou primeiro.

PADECEU POR NÓS NA CARNE. Este “padecer” do Cristo de Deus engloba muito mais que possamos imaginar, porque retrata todos os sofrimentos que o Filho de Deus teve que passar em nosso lugar para nos comprar com o seu sacrifício de amor, até porque ele pagou o preço da redenção pelos pecados da humanidade. E o padecer na carne nos ensina sobre a humanidade do Cristo de Deus, uma vez que ele era Deus, mas também era humano. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1:14).

AMAI-VOS TAMBÉM VÓS. Tudo que o Cristo de Deus teve que passar em sua vida e seu ministério foi efetivamente a mais pura prova de amor pelos seus remidos. O amor de Deus estava derramado e manifesto na vida do seu Filho Jesus, quando o Messias de Deus veio ao mundo para salvar e não para condenar (João 3:17). E o grande mandamento de Cristo para os seus discípulos, quanto ao nosso relacionamento com o nosso semelhante, foi: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

COM ESTE PENSAMENTO. O Cristo de Deus exteriorizou os seus pensamentos de amor para com os escolhidos de Deus por meio dos seus feitos gloriosos, em demonstração de amor para com todos. Da mesma forma devem agir todos aqueles que confessam o nome de Cristo, como Senhor e Salvador, as obras e os feitos para com o próximo devem ser manifestos como demonstração de que os pensamentos são de amor fraternal para com todos, principalmente para com os domésticos da fé.

QUE AQUELE. Quando Jesus exerceu seu ministério na terra, não foi simplesmente mais um profeta em Israel para falar e pregar a palavra de Deus, mas ali estava o Messias prometido por Deus para desobstruir o canal de comunhão entre os homens e o seu Criador. A obra perfeita do Cristo de Deus criou um ambiente favorável de reconciliação no universo, produzindo assim a paz de toda a criação com o Criador.

QUE PADECEU NA CARNE. Jesus de Nazaré viveu uma vida normal como qualquer outro homem de sua época, (porem, sem pecar) e a sua encarnação fazia parte da obra de redenção. Filipenses 2:7-8 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

JÁ CESSOU DO PECADO. Os sofrimentos que o Filho de Deus teve que passar em sua vida e seu ministério foram para resolver o problema do pecado com suas consequências. O pecado já não mais condena os remidos de Cristo, uma vez que, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...