sábado, 26 de março de 2016

1 Pedro 5:3-4

1 Pedro 5:3-4 - Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
NEM COMO TENDO DOMÍNIO. Tem muitos obreiros que mesmo estando há anos a frente de uma igreja local, ainda não entendeu esta tão importante exortação do apóstolo Pedro sobre o dever dos líderes cristãos em tratar bem o rebanho de Deus, que é a igreja remida de Cristo. Têm obreiro que mais parece um trator de esteira que passa por cima de todo mundo, e isso, em termos de tratamento com total ignorância ao povo de Deus. Tais obreiros precisam entender que a igreja não é deles.

SOBRE A HERANÇA DE DEUS. Cada um daqueles que se convertem ao cristianismo verdadeiro passam a pertencer ao reino de Deus e por isso são heranças do Senhor e propriedade particular do Deus de amor, misericórdia e compaixão. Todos são criaturas de Deus por meio de Adão e Eva, mas, de acordo com a nova dispensação da graça, quando alguém aceita a Cristo como Senhor e Salvador, essa pessoa nasce de novo, é regenerada pelo poder do evangelho e passa a ser filho ou filha de Deus.

MAS SERVINDO DE EXEMPLO AO REBANHO. Os líderes de uma igreja local devem se posicionar perante o rebanho de Cristo, como um bom exemplo a ser seguido, como sendo obreiros de bom testemunho e que trata com absoluta educação o povo de Deus. Aquele que faz parte do corpo de Cristo e é uma ovelha do Senhor, tem que olhar para o seu líder religioso e desejar ser igual a ele em bom comportamento, porque percebe que ele é uma pessoa amorosa com todos e que trata bem a todos.

E QUANDO APARECER. Certamente o escritor se refere ao dia da segunda vida de Cristo para arrebatar a sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício de amor, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Os escritores do Novo Testamento, bem como os líderes da igreja primitiva viviam como se Cristo fosse voltar a qualquer momento, isso porque, eles não tinham noção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo e a sua vinda para arrebatar os seus remidos.

O SUMO PASTOR. Este é Cristo Jesus, ele que antes mesmo da sua primeira vinda já era esperando como alguém que seria enviado para arrebanhar o Israel de Deus para ser um só povo e ter um único Pastor, o Messias de Deus. Como os seus não o receberam, ele então cumpre sua missão aos gentios, arrebanhando a todos que de qualquer nação do mundo, o recebe como Senhor, Salvador e Sumo Pastor.

ALCANÇAREIS A INCORRUPTÍVEL. Pedro escreve sobre as recompensas que os remidos de Cristo receberão quando da volta do Cristo de Deus para arrebatar a sua igreja amada, que ele comprou com seu sacrifício de amor, porque ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Tudo fará parte do plano eterno de Deus.

COROA DE GLÓRIA. O apóstolo fala em termos metafóricos, usando assim, uma linguagem militar para representar um soldado sendo coroado, por ter realizado de forma digna sua missão em prol do seu país. Todos os remidos de Cristo serão coroados por terem se comportado de maneira fidedigna em prol do reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...