terça-feira, 29 de março de 2016

1 Pedro 5:12

1 Pedro 5:12 - Por Silvano, vosso fiel irmão, como o considero, escrevi abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
POR SILVANO. Ao que tudo indica, Silvano foi o amanuense de Pedro quando ele escreveu esta belíssima carta, quando se diz: por ou por meio de. Comenta-se que Pedro era um homem de pouca letra, e por isso precisou de alguém que o ajudasse nesta empreitada, Pedro falava e Silvano escrevia. Este Silvano era o mesmo Silas citado em outras partes do Novo Testamento como sendo uma importante liderança e missionário da igreja primitiva. Participou com Paulo de sua segunda viagem missionária e era ligado mais a Jerusalém.

VOSSO FIEL IRMÃO. Silvano era um fiel ministro do evangelho de Cristo bem conhecido dos leitores de Pedro. Certamente alguém que já tinha dado provas de sua fidelidade ao evangelho de Cristo, por ter enfrentado perseguições, por conta de ser um servo de Cristo, mas que se manteve fiel ao reino dos céus. Todos aqueles que aceitavam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador eram chamados de Irmãos, por pertencerem a uma mesma família e ter um mesmo Pai, que é o Deus Criador e a Cristo como irmão também.

COMO O CONSIDERO. Não somente os leitores de Pedro conheciam a Silvano, mas também era ele bem conhecido por Pedro, o grande apóstolo de Cristo. As principais lideranças do cristianismo viviam bem unidas neste tempo, com o objetivo de se fortalecerem uns nos outros para vencerem as provações e fazerem a obra de Cristo. Pedro demonstra um respeito afetuoso muito grande por Silvano e também dá o indicativo de que seria ele o portador desta carta aos seus leitores.

ESCREVI ABREVIADAMENTE. Primeiro, alguns comentaristas afirmam de que estes três últimos versículos desta epístola foram escritos de punho pelo próprio Pedro como sendo a assinatura de autenticação da mesma, e que o restante da carta havia sido citada por Pedro e escrito por Silvano, como seu amanuense. Depois, o apóstolo pode está se referindo ao tamanho desta epístola, que ele próprio considera ser bem pequena.

EXORTANDO E TESTIFICANDO. Em muitos casos dentro das páginas do Novo Testamento a palavra exortação, não tem o mesmo significado de advertência, mas sim, de aconselhar, em que os escritores tratam de forma amorosa os seus leitores. Já a palavra testificando usada por Pedro neste ponto de sua epístola nos fala sobre as pregações, os ensinos, e os próprios escritos, usados por ele e pelos demais líderes da igreja.

QUE ESTA É A VERDADEIRA GRAÇA DE DEUS. Esta graça de Deus sobre a qual o escritor se refere diz respeito á proposta de Salvação do Criador por meio da redenção realizada por seu Filho Jesus, mediante a reconciliação. Como sabemos, “graça” é um favor não merecido, e a igreja de Cristo entrou no plano da salvação por obra e graça de Deus.

NA QUAL ESTAIS FIRMES. No tempo em que esta carta foi escrita por Pedro, seguir o cristianismo não dava status como nos dias de hoje, até porque naquele tempo não era nada fácil ser um cristãos. Mas, os leitores de Pedro estavam firmes na fé em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...