quarta-feira, 30 de março de 2016

1 João 1:7

1 João 1:7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
MAS, SE ANDARMOS NA LUZ. Continua o autor em sua linguagem alegórica, falando do andar cristão, assim como ele também repete a sua condicional “se”, coisa que ele vai até o final deste primeiro capítulo. Esta condicional coloca diante dos seus leitores a possibilidade positiva, e se eles quiserem também, a opção de se negarem a fazer conforme o seu conselho. Ninguém é obrigado, mas se assim o desejar andar na luz, o resultado é plena comunhão com o seu próximo e, por conseguinte com Deus. Este andar na luz é viver de forma digna na presença do Deus Criador de todas as coisas.

COMO ELE NA LUZ ESTÁ. “Ele” fala do Deus que é plena luz e que habita na luz inaccessível. Quando se fala que Deus está na luz isso se refere ao seu mais alto padrão de santidade e pureza. Também diz respeito a sua característica de viver na verdade e para a verdade, é tanto que se afirma de que Deus não pode mentir, porque ele é a verdade em essência. A luz está em todos os lugares, com isso entende-se que Deus também esta presente em todos os lugares, até porque ele é Onipresente. A luz não se contamina, Deus também não se macula com nada que possa ser chamado de sujo. A luz é vida, e onde Deus está ele transmite vida e vida com abundância.

TEMOS COMUNHÃO UNS COM OS OUTROS. A probabilidade de que alguém esta vivendo e andando na luz é quando ele tem comunhão com o seu próximo. A lei de Cristo se baseia sob duas colunas principais, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Esta comunhão que devemos ter uns com os outros se traduz pela paz estabelecida entre todas as pessoas. Ter comunhão com o nosso semelhante é sempre procurar fazer o bem a todos, sem olhar a quem. Ter comunhão com os nossos irmãos é viver em harmonia, mesmo pensando diferentes.

E O SANGUE DE JESUS CRISTO. Quando o evangelho nos fala sobre o sangue de Cristo, ele está nos ensinando sobre o seu eficaz sacrifício em nosso favor. A morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo teve e tem um efeito poderoso em termos do perdão dos nossos pecados. Quando o seguidor do Senhor Jesus segue o conselho dado pelo apóstolo e procura viver em comunhão com o seu próximo, o resultado é o perdão dos seus pecados, pelo sangue de Cristo Jesus. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo fala da missão do Messias de Deus.

SEU FILHO. Jesus é Filho de Deus. Já nas profecias messiânicas as promessas do Pai eram de que o Messias seria Filho de Deus. Em vários momentos da vida de Cristo e do seu ministério isso foi confirmado pelo Senhor. Tanto em seu batismo como no Monte da Transfiguração ouviu-se uma voz do céu que dizia: Este é o meu Filho amado em quem me comprazo. Na realidade Jesus foi gerado pelo Espírito de Deus.

NOS PURIFICA DE TODO PECADO. Se vivermos e andarmos na luz, gozando de plena comunhão com o nosso semelhante e principalmente com os domésticos da fé, o poderoso sangue de Cristo nos purifica de todos os nossos pecados. Este é um dos principais e mais importantes conceitos transmitido pelo evangelho das boas novas de Cristo. É justamente o perdão dos pecados pelo sacrifício perfeito do Filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...