terça-feira, 22 de março de 2016

1 Pedro 4:9-10

1 Pedro 4:9-10 - Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações. Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
SENDO HOSPITALEIROS. Todos sabem que a igreja desta época vivia passando por intensas perseguições, com muitos dos nossos irmãos sendo presos, perdendo seus bens pelo confisco do governo romano, enquanto muitos outros estavam perdendo a vida e sendo mortos por amor a Cristo. De maneira que, boa parte dos seguidores de Cristo, naquele mesmo tempo, tinham que viver como fugitivos de uma parte para outra a fim de escapar dos opositores do evangelho de Cristo Jesus nosso Senhor.

UNS PARA COM OS OUTROS. E desta forma, estes mesmo que eram peregrinos na terra precisavam de apoio, quando chegavam de longas viagens, fugindo até mesmo de uma nação para outra para escaparem da perseguição, prisão e morte. Além do mais, haviam também muitos missionários que transitavam de um lugar para outro pregando o evangelho das boas novas e cumprindo o ide imperativo de Cristo, estes também precisavam de hospitalidades nas igrejas e dos líderes locais.

SEM MURMURAÇÃO. O que o apóstolo esperava dos seus leitores era de que eles compreendessem a situação dos que chegavam às comunidades cristãs vindos de outros lugares por motivos diversos. Não era momento para reclamação nem murmurações, até porque os cristãos eram ensinados de que a lei de Cristo exige de que em ternos de amor fraternal, somos um mesmo povo, temos um mesmo Pai e pertencemos á família divina. Assim sendo, precisamos cuidar uns dos outros.

CADA UM ADMINISTRE AOS OUTROS. Acima de tudo, Cristo ensinou e os apóstolos também, bem como os líderes da igreja primitiva que, das coisas matérias que possuímos, todas elas não nos pertencem de fato, mas somos apenas administradores. Tudo pertence a Deus, ele que é o dono da terra e dos seus moradores e que distribui com todos, conforme a medida da capacidade de cada um. Com esta compreensão, os dotes dados por Deus a alguns servem para todos, principalmente os irmãos de fé.

O DOM COMO RECEBEU. Neste caso, o dom a que se refere o apóstolo, não diz respeito aos dons espirituais, mas sim, as bênçãos materiais que Deus deu a cada um para ser administrador. O fato de ter recebido, implica em não ter adquirido pelas próprias capacidades ou sabedoria pessoa, mas como sendo agraciado por Deus para ser um fiel administrador de tais dotes. Tudo pertence a Deus e não aos homens.

COMO BONS DESPENSEIROS. Ser despenseiros é ser alguém que serve de elo abençoador entre Deus e o próximo. Se os ricos fossem despenseiros dos seus bens para com os que mais precisam, o mundo seria bem mais justo, no sentido de termos menos pessoas passando tantas necessidades. Todavia, no meio do povo de Deus tem que haver essa consciência de que, o amor fraternal consiste em ajudar ao próximo.

DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS. Essa graça de Deus a que se reporto o nosso autor, neste ponto de sua carta, diz respeito a suas bênçãos materiais sobre a vida de alguns, que tem a capacidade de saber administrar o que tem a favor do seu semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...