quarta-feira, 30 de março de 2016

1 João 1:5

1 João 1:5 - E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
ESTA É A MENSAGEM. As coisas de Deus têm propósitos e objetivos bem definidos, apesar da mente humana não alcançar nem compreender os seus planos. O Velho Testamento foi escrito para Israel e como preparação da chegada posterior do evangelho das boas novas de Cristo. De forma que, as Sagradas Escrituras contem a mensagem de Deus para a igreja de Cristo. A tradição oral por mais consistente que possa ser tem a tendência de cair no esquecimento da humanidade, razão porque o Senhor preparou a sua mensagem, em um contexto de uma nova aliança, o evangelho, para guardar e dar continuidade aos ensinos da nova aliança de Deus. Não somente as cartas de João, o evangelho e o apocalipse, mas o conteúdo literário do Novo Testamento esboça a vontade de Deus para a igreja do Senhor Jesus.

QUE DELE OUVIMOS. João em seu evangelho afirma de que existem muitas coisas que Jesus fez e ensinou que não estão escritas. Com isto entendemos que as coisas que estão escritas além dos quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João foram ditas por Cristo aos seus apóstolos ou reveladas pelo Espírito do Senhor àqueles que haviam de participarem da escrita do novo pacto de Deus com a igreja de Cristo. Certamente o pensamento deste autor se fazia recordar dos ensinos transmitidos pelo grande Mestre Jesus de Nazaré. Com razão sustentamos a tese de que a mensagem do evangelho poderoso de Cristo não é um escrito meramente humano. Apesar de não ter sido escritor, mas Cristo falou e pregou o que era necessário para a sua igreja.

E VOS ANUNCIAMOS. João, assim como os demais apóstolos foram muito importantes para darem continuidade a obra de Cristo na terra, no que concerne a igreja do Senhor. Mesmo Cristo não estando mais entre eles, mas os seus ensinos precisavam chegar às pessoas que não conviveram com ele e também as gerações futuras até os dias de hoje e sempre. Como mensageiros do reino de Deus eles procuravam a tempo e fora de tempo anunciarem as boas novas do evangelho do Senhor Jesus. E o legado literário que os escritores do Novo Testamento nos deixaram tem um valor incalculável para a igreja de Cristo de todos os tempos. Com certeza a tradição oral não chegaria até nós da forma original, tal qual o que foi escrito sobre a nova aliança de Cristo.

QUE DEUS É LUZ. Esta expressão bíblica fala de Deus no seu mais alto grau de pureza e santidade. Também se refere às características do Senhor como sendo a verdade mais real que se possa imaginar ou pensar. Falar em Deus como luz é se refletir em seu atributo de Onipresença, uma vez que ele esta em todos os lugares ao mesmo tempo, e se refere também a sua forma Onisciente de ser, que conhece todas as coisas até mesmos delas virem à existência. Luz, em termos bíblicos fala de conhecimento.

E NÃO HÁ NELE TREVAS NENHUMA. Sendo Deus a luz em essência e em verdade, onde ele está às trevas não pode prevalecer. As trevas representam tudo àquilo que não procede de Deus. Biblicamente falando, as trevas são representadas pelo mal, pelo pecado, pela rebelião do império das trevas e dos homens. As trevas são tudo aquilo que há de negativo e ruim na face da terra e do universo. Mas aonde Deus habita só acontece cosas boas, obras que convergem para o bem e a santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...