sábado, 26 de março de 2016

1 Pedro 5:5

1 Pedro 5:5 - Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
SEMELHANTEMENTE VÓS JOVENS. Em textos anteriores, o autor vinha escrevendo sobre o papel dos presbíteros e lideranças da igreja primitiva sobre como eles deviam administrar a comunidade cristã. Agora, o apóstolo direciona sua exortação sobre os mais jovens, de como eles deveriam se comportar para com os líderes da igreja de Cristo. Estes jovens podem ser compreendidos como os que ocupam cargos e funções no ministério, dando a entender ato de submissão aos mais experientes.

SEDE SUJEITOS. Percebe-se que desde os seus começos, a igreja de Cristo buscava se organizar em termos de ministério e hierarquia entre os que ocupavam cargos e funções eclesiásticas. Para que houvesse ordenamento e organização entre os que faziam parte da comunidade cristã requeria dos mais inexperientes que eles se submetessem aos que eram consagrados ou ordenados para o ministério. Ser sujeito é ser obediente aos ensinos transmitidos pelas lideranças e pregadores da igreja.

AOS ANCIÃOS. Entende-se como ancião, para o tempo em que esta carta foi escrita e de acordo com o termo dentro deste texto, como pessoa que ocupava cargos de lideranças importantes no ministério da igreja primitiva. Neste caso, o ancião poderia ser o pastore, presbítero e bispo, que ocupavam funções de direção e ensino dentro da comunidade cristã. Estas lideranças mereciam respeito e consideração por parte da igreja e de todos aqueles que faziam parte do ministério.

E SEDE TODOS SUJEITOS UNS AOS OUTROS. Neste mesmo tempo, se infiltravam no seio da comunidade cristã falsos mestres e pregadores, tais como os judaizantes, os falsos mestres gnósticos e representantes das seitas heréticas do paganismo para tentarem dividir a igreja do Senhor Jesus. Porem, os verdadeiros líderes do cristianismo buscavam com empenho total, manter a comunhão entre todos que faziam parte do corpo de Cristo, para tanto, tinham que se manterem unidos.

E REVESTI-VOS DE HUMILDADE. O apóstolo Pedro ver esta recomendação como um colete que protege aos seus leitores e lhes oferece vantagens diante de Deus. É bem provável que suas palavras tivessem um direcionamento mais exclusivo aos líderes da igreja cristã, que deveriam se comportar com humildade uns para com os outros e também com a igreja. Ser humilde é tratar os outros com sentimento de igualdade.

PORQUE DEUS RESISTE AOS SOBERBOS. Esta soberba sobre a qual se refere o escritor diz respeito à prepotência com que os ímpios tratam a Deus e as coisas do seu reino. Os ateus não acreditam em Deus por puro sentimento de orgulho e soberba, não sabem o que significa humildade para reconhecerem a grandeza do Criador. Todos os incrédulos contam com a resistência de Deus, porque os soberbos são arrogantes.

MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES. Todos aqueles que agem com humildade conquistam a graça do Deus de amor, bondade e misericórdia. Quem deseja ganhar a amizade do Senhor Deus de Israel deve agir sempre com humildade e simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...