quinta-feira, 24 de março de 2016

1 Pedro 4:13

1 Pedro 4:13 - Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
MAS ALEGRAI-VOS. Este “mas” exposto pelo autor é proposital para influenciar positivamente os seus leitores em uma direção diferente do que ele vinha falando no texto anterior, em que os cristãos eram submetidos as mais severas provações que a dura realidade lhes impunha. Mas, para vencer tudo isso, a saída era se alegrar até mesmo com as coisas negativas que lhes estavam acontecendo, mostrando aos adversários do evangelho que, o estado emocional não depende das circunstâncias.

NO FATO DE SERDES PARTICIPANTES. Ser discípulo de Cristo implica em seguir o mesmo caminho que o Senhor trilou, e com isso, seguir os seus passos é caminhar na mesma direção, e assim, supõe-se em ter que enfrentar as mesmas coisas que o Cristo de Deus teve que enfrentar. Quando se diz que um verdadeiro servo de Deus tem as marcas de Cristo é porque a sua vida é pontilhada pelas mesmas circunstâncias que o Filho de Deus teve que enfrentar de contrariedades e adversidades.

DAS AFLIÇÕES DE CRISTO. Jesus Cristo de Nazaré não teve uma vida nada fácil, desde logo sedo em sua vida, teve que enfrentar a oposição do império das trevas, quando já com mais ou menos dois anos de idade já era perseguido pela morte. No exercício do seu ministério teve que enfrentar a oposição ferrenha dos líderes religiosos de sua época, sem contar que as autoridades romanas buscavam a tudo custo destruir a sua vida, por conta das profecias de que ele era o Rei da descendência de Davi.

PARA QUE TAMBÉM NA REVELAÇÃO. Os leitores de Pedro tinham que conviver com uma realidade hostil por conta das perseguições que se levantavam a todo o momento contra a igreja de Cristo, até porque os inimigos do evangelho queriam destruir o cristianismo. Todavia, em meio à escuridão, o apóstolo mostra um farou de plena luz para o qual os seus leitores deveriam fixar seu olhar, e isso apontava para um futuro brilhante e resplandecente na revelação de Cristo para os seus remidos.

DA SUA GLÓRIA. Certamente o escritor se refere ao momento do encontro dos remidos com Cristo no dia do arrebatamento, em que o Senhor Jesus será revelado em seu resplendor e glória total para sua igreja amada. Essa glória retrata em essência o que Cristo é diante de Deus e para toda a criação. O evangelho da revelação nos faz saber que ele está assentado a destra de Deus em posição de destaque e poder, acima até mesmo dos anjos, arcanjos, querubins, serafins e de toda a criação de Deus.

VOS REGOZIJEIS. No tempo presente, as lutas e perseguições contra a igreja muitas vezes produzia na alma e no espírito dos seguidores de Cristo angustias e tristezas. No entanto, todos os sofrimentos e adversidades que os servos de Deus passam nesta vida, hão de ser superados pelo gozo de participar do arrebatamento da igreja.

E VOS ALEGREIS. Quantas lágrimas foram derramadas pelos cristãos primitivos que eram injustamente presos, maltratados e condenados á morte pelos tribunais eclesiásticos e políticos? Porem, nada disto há de ser comparado com a alegria dos remidos, quando se encontrarem com Cristo nos ares para entrar na vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...