terça-feira, 22 de março de 2016

1 Pedro 4:6

1 Pedro 4:6 - Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito.
PORQUE POR ISSO. O texto anterior tem continuidade nesta mensagem, como dando procedimento ao mesmo assunto e justifica o motivo pelo qual todos hão de dar contas perante o juiz dos vivos e dos mortos. Ninguém terá motivos ou desculpas para justificar sua incredulidade, porque todos conhecem a verdade sobre os planos de Deus, isso porque o Criador desde o princípio tem comunicado a sua vontade para a humanidade, seja por meio da criação ou por intermédio de sua palavra reveladora.

FOI PREGADO O EVANGELHO. Os estudiosos da palavra de Deus afirmam que o Senhor Jesus durante os três dias que permaneceu na sepultura (seu corpo) ele, em espírito, desceu as partes mais baixas da terra, onde ficava o seio de Abraão, e também ao hades, onde estão os que morreram sem Deus. Conforme os comentaristas bíblicos, a missão de Cristo aos mortos foi para pregar sua grande vitória sobre o pecado e os seus efeitos, efetuando a redenção da humanidade.

TAMBÉM AOS MORTOS. Este mesmo autor afirma que Cristo foi vivificado no espírito, foi e pregou aos espíritos em prisão (1 Pedro 3:18-19). Estes mortos sobre os quais o apóstolo se reporta dizem respeito, a todos aqueles que estavam no seio de Abraão (conforme a cultura religiosa dos hebreus), e ou a todos os ímpios que estão no hades, sejam aqueles que morreram sem Deus e ainda o próprio diabo com os demônios. Cristo pregou aos espíritos em prisão a sua grande vitória sobre o pecado e o inferno.

PARA QUE, FOSSEM JULGADOS. Desde que o Messias de Deus veio ao mundo para redimir a sua igreja, que o evangelho tem sido pregado a todas as nações da terra para dar oportunidade a todos os homens de aceitarem o plano de salvação de Deus em Cristo Jesus. Mas, antes da vinda do Messias, houve a lei para Israel, que falhou em muito nesta aliança, porem para as demais nações ou para aqueles que viveram antes da lei serão julgados pela lei da consciência, onde todos sabem o que é certo e errado.

SEGUNDO OS HOMENS NA CARNE. O evangelho ensina: Não erreis, Deus não se deixa escarnecer, porque tudo que o homem semear, isso também há de colher (Gálatas 6:7). Desta forma, tudo aquilo que o ser humano praticar no planeta terra durante sua vida no corpo, ou lhe servira de justificativa diante da presença de Cristo ou o levará a condenação diante do grande trono branco, o que o livro do Apocalipse chama de juízo final. Portanto, o julgamento de todos os homens será conforme as obras de cada um.

MAS VIVESSEM SEGUNDO DEUS. Neste ponto deste texto, os comentaristas afirmam que o apóstolo se refere aquela parte dos mortos em que era chamada de seio de Abraão, que foi transportada por Cristo para a parte celestial, que o evangelho classifica de paraíso. Este é um lugar de espera para a ressurreição do arrebatamento.

EM ESPÍRITO. Na realidade todos os que foram transportados por Cristo do seio de Abraão para o paraíso, não estão no seu corpo físico de quando viveram na terra, mas dormem no Senhor e seus espíritos aguardam o dia do arrebatamento da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...