domingo, 27 de março de 2016

1 Pedro 5:6-7

1 Pedro 5:6-7 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
HUMILHAI-VOS, POIS. O evangelho ensina que os servos de Deus sejam sujeitos as autoridades constituídas pelo Senhor para que haja paz na igreja, e não perseguições. Nos textos anteriores, o autor recomenda que os seus leitores tenham respeito e consideração pelas lideranças da igreja, bem como de um modo geral, os seguidores do evangelho sejam sujeitos uns aos outros. Agora, e acima de tudo, o apóstolo fecha este tema de sua carta, pedindo que todos sejam sujeitos ao grande Deus.

DEBAIXO DA POTENTE MÃO DE DEUS. Esta frase descreve sobre o soberano poder do Deus que é o Criador de todas as coisas, ele que por seu grande poder tem a capacidade de realizar tudo que lhe apraz. Escrever sobre a potente mão de Deus é a mesma coisa que afirmar que ele governa sobre o universo e sobre tudo e sobre todos, isso porque o seu domínio é um domínio que não tem fim. Todos devem se humilhar diante da majestade celestial, porque seu poder não tem limites nem fim.

PARA QUE Á SEU TEMPO. Tudo está na realidade sob o controle e sobre o comando do Deus Todo-poderoso e ele sabe exatamente o momento certo para recompensar a cada um segundo a sua obra. Aqueles que se humilharem perante a majestade celestial serão no momento de Deus exaltado, ao mesmo tempo em que aqueles que se mantem no ateísmo, na impiedade e na incredulidade também serão punidos por seu atos de soberba, de orgulho, de prepotência. Para todos haverá reta justiça.

VOS EXALTE. Para os servos de Cristo e para todos aqueles que reconhecem de que só há um que tem todo poder em cima no céu e em baixo na terra, haverá recompensa na volta de Cristo para buscar a sua igreja. A coisa mais importante para a igreja de Cristo é sair da terra por meio do arrebatamento dos remidos do Senhor. Ser exaltado neste caso é ter o privilégio de tomar posse da vida eterna e da salvação prometida por Cristo Jesus, e com isso ir morar eternamente na Nova Jerusalém Celestial.

LANÇANDO SOBRE ELE. O apóstolo usa uma linguagem figurada para o lançamento de flechas pelos soldados nas guerras mais antigas, em que a flecha uma vez lançada não tinha mais como voltar atrás. Com isso, podemos conjecturar que devemos entregar nossas causas nas mãos de Deus e deixar que ele resolva no tempo dele e do modo que ele bem entender. Só precisamos confiar que o Senhor é fiel para com seus servos.

TODA A VOSSA ANSIEDADE. Os cristãos deste mesmo tempo viviam sob pressão de todos os lados pelas forças de oposição ao cristianismo. Muitas perseguições, muitas prisões também estavam sendo efetuadas, e alguns dos seguidores de Cristo já haviam morrido por amor a Cristo Jesus. Tudo isso se transformava em ansiedade.

PORQUE ELE TEM CUIDADO DE VÓS. Pedro termina por mostrar um alento de segurança para os seguidores de Cristo em que ele confirma o trabalhar de Deus em prol dos que nele confiam. A partir do momento em que os servos de Deus entregam ao Senhor seus problemas, o Criador tudo executaria para cuidar e ajudar a todos eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...