quarta-feira, 30 de março de 2016

1 João 1:9

1 João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
SE CONFESSARMOS. A confissão dos pecados a Deus é o reconhecimento de que somos falhos em tudo. A hipocrisia religiosa da falsa santidade de vida é quem leva as pessoas a não reconhecerem de que são seres humanos sujeitos a praticarem erros na vida. Porque o conforto mental, e não a realidade, provoca nos que são dominados pela auto justificação o sentimento de que são perfeitos e não nunca erram. Mas todos que são conscientes dos seus erros e falhas recorrem ao Deus de perdão em busca de aliviar o peso de sua consciência causado pela percepção de sua culpa. Há uma necessidade indispensável de que sempre devemos recorrer a este mecanismo da confissão perante Deus, porque a consciência às vezes tenta nos enganar.

OS NOSSOS PECADOS. O que leva o ser humano a confessar suas culpas perante o Criador é justamente à percepção dos erros e falhas. Se alguém pensa que é perfeito, não recorre a esta esfera de ação, porque sua consciência adormecida ou morta não lhe acusa de culpa, mesmo sendo tão culpado quanto qualquer outro pecador. A tentativa de querer ou achar que se pode justificar-se pelo que faz de “certo” leva determinadas pessoas a se esquecerem de que somos todos pecadores e que precisamos do perdão de Deus em Cristo para sermos justificados perante a justiça divina. A salvação não é pelo que a pessoa aparentemente faz de bom ou certo, mas depende plenamente do sacrifício justificador do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.

ELE É FIEL E JUSTO. Esta frase tanto pode ser direcionada a Cristo quanto a Deus Pai, porque ambos possuem estas características, fiel e justo. A fidelidade de Deus com relação ao seu tratamento com os seus filhos é incondicional, isto porque faz parte de sua essência ser fiel em tudo. Sua fidelidade pode ser vista no cumprimento de sua palavra em nossas vidas e de suas promessas feitas e cumpridas. Ainda que sejamos infiel, Deus permanece fiel, porque não pode negar-se a se mesmo. E o Senhor é justo em todas as suas ações e atos quando aplica de forma imparcial a sua justiça. E na nova aliança essa justiça de Deus é representada pela justificação dos pecadores pelo sacrifício de seu Filho Jesus, em lugar dos remidos pelo seu sangue.

PARA NOS PERDOAR OS PECADOS. A regra é simples e importante ao mesmo tempo, conforme o texto, se confessarmos os nossos pecados ao Senhor, ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados. Em nenhum momento o texto defende a confissão auricular a um líder religioso, mas nos põe frente a frente com a possibilidade direta de termos acesso ao Deus perdoador. O único Mediador entre Deus e os homens é Jesus Cristo, é o que esta determinado no evangelho das boas novas de Cristo. O que passa disto é ideologia religiosa das mentes humanos distorcida, uma vez que ninguém é capaz de substituir a Cristo, ele é insubstituível.

E NOS PURIFICAR DE TODA INJUSTIÇA. Quando confessamos a Deus os nossos pecados em um verdadeiro arrependimento e humildade, ele nos perdoa e nos justifica perante a justiça divina. Foi para isto que o Messias de Deus veio cumprir sua importante missão de nos justificar perante Deus. Todos, temos pecados, mas somos justificados gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...