quinta-feira, 31 de março de 2016

1 João 2:2

1 João 2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
E ELE É. O autor fala a respeito de Cristo Jesus, o Messias de Deus, que também é o Emanuel, ou seja, Deus conosco. No texto anterior o apóstolo fala de Cristo como sendo o Advogado de todo aquele que o aceita como Senhor e Salvador, com isso, a igreja remida conta com a intercessão de Cristo perante a justiça divina para a remissão dos pecados. O primeiro versículo deste capítulo também apresenta Cristo, como “o justo” que morreu em lugar dos injustos, para remissão dos pecados do povo.

A PROPICIAÇÃO. Este é um termo religioso que representa o aplacamento da ira de Deus contra os pecadores, e este mesmo termo tem tudo a ver com expiação e redenção, bem como a reconciliação. Na realidade, o comportamento histórico da raça humana, a longo prazo, sempre provocou a ira de Deus contra os habitantes da terra, com juízos divino. Todavia, a reconciliação realizada por Cristo, mediante o ato de redenção e expiação, proporcionou a paz entre Deus e a igreja com a propiciação.

PELOS NOSSOS PECADOS. Deus é santo e exige que os homens vivam uma vida digna na sua presença com um comportamento justo de uns para com os outros, porem, os pecados recorrentes da raça humana, criou obstáculos na comunhão entre o Criador e suas criaturas. A propiciação realizada por Cristo Jesus, o justo, tem um papel importante para resolver o problema da inimizade entre Deus e os homens. A expiação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, foi o ato de propiciação.

E NÃO SOMENTE. Essa frase nos ensina sobre a abrangência dos resultados positivos alcançados pela propiciação prodigalizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Cristo Jesus, o Filho de Deus. Se não tivesse ocorrido a intervenção da obra de expiação e redenção de Cristo, cuida-se que este mundo não existiria mais, por isso que atribuímos a Cristo a paz universal de Deus com todo o mundo e o universo. Deus estava no seu limite para derramar sua ira, que foi aplacada pela propiciação.

PELOS NOSSOS. Agora, o apóstolo se refere a igreja de Cristo, da qual ele também fazia parte, porque também era um dos escolhidos de Cristo que foi beneficiado com os resultados positivos da propiciação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A igreja remida do Senhor Jesus foi a mais beneficiada pela reconciliação feita por Cristo com Deus, isso porque o rebanho de Cristo desfruta de fato da paz real.

MAS TAMBÉM PELOS. Em várias partes do Novo Testamento encontramos referências diversas nos dando indicativos de que esta propiciação foi por demais benéfica em termos gerais para toda a criação. Quem conhece a história geral da humanidade sabe que, depois da vinda de Cristo ao mundo, como sendo o Messias de Deus, o mundo foi transformado para melhor em todos os aspectos e para todos.

DE TODO O MUNDO. O cosmo, o universo, o planeta terra, e o mundo dos homens, todos os sistemas entraram em um novo estado de comunhão com o Criador. Aos homens foi liberado o poder desta paz universal, e a comprovação disto é que as guerras entre os povos diminuíram visivelmente depois da propiciação de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...