quarta-feira, 30 de março de 2016

1 João 1:6

1 João 1:6 - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
SE DISSERMOS. O autor aponta para a possibilidade da falsa religiosidade na vida daqueles que vivem apenas de palavras e não da prática do que diz. O “se” condicional do escritor nos deixa transparecer de que alguns dos seus leitores eram seguidores do reino de Deus de faixada e não de verdade. Uma vez que é melhor não falar, mas fazer, do que viver se gabando de que é seguidor de Jesus, enquanto que o testemunho de vida não condiz com o que prega ou fala. Palavras sem ação ou prática é testemunho falso de si mesmo. Até porque a Deus ninguém consegue enganar, e isso é fato.

QUE TEMOS COMUNHÃO COM ELE. O que João quis passar com esta frase é que; Se alguém diz que é um servo de Deus, que é um discípulo de Cristo, que é cristão, que é evangélico, que é um religioso, mas não é praticante do que fala, esse tal não esta na luz de Deus. Somos convidados a sermos sinceros em nosso agir para com Deus, porque não adianta viver de aparência diante das pessoas, mas no fundo saber que está sendo reprovado pelo Deus que tudo ver e que tudo sabe, porque ele é a própria verdade em essência. Esta é na realidade uma mensagem de reflexão introspectiva.

E ANDARMOS EM TREVAS. Esta é uma linguagem figurada que representa bem aqueles que vivem dupla personalidade no aspecto religioso. Tem muitos que durante o seu dia a dia, com quem convive, não dar testemunho de que segue realmente a Cristo, mas quando coloca o pé dentro de um templo religioso se transforma. Andar nas trevas é justamente essa duplicidade de vida, a maioria das horas de um dia, dá mau testemunho, mas perante os que fazem parte da sua denominação é outra pessoa. Isto não convém para quem diz que anda na luz de Deus.

MENTIMOS. Ou damos um bom testemunho digno de representantes do reino de Deus ou mentimos. E mentir, não é só de palavras, mas pode ser por meio do nosso testemunho de vida. Dizer uma coisa e viver outra totalmente o contrário isso é falsidade. Mentir é querer enganar os outros com uma vida de aparência, e acima de tudo tentar enganar a Deus. Quem assim procede está de fato mentido é para si mesmo. Boa parte dos que se dizem discípulos de Cristo, vivem pregando conserto para a vida dos outros, quando na realidade quem precisa se consertar é ele próprio.

E NÃO PRATICAMOS. Existem muitos cristãos que são relapsos mesmos com as coisas do reino de Deus, porque são convertidos, mas não totalmente por muitos fatores, e por isso não se dedicam as coisas que são de cima. As coisas desta vida são muito atraentes e em muitos casos esses cristãos relapsos se deixam levar pelas coisas terrenas. Mas o pior são aqueles que praticam a hipocrisia religiosa, são os falsos religiosos, que pregam para os outros, mas não vivem aquilo que pregam.

A VERDADE. Praticar a verdade é andar conforme o que nos aconselha o evangelho de Cristo. É viver de forma digna para com todos, sabendo que o nosso testemunho está sendo acompanhado e monitorado pelo Deus que nos criou. Praticar a verdade é dar um fiel testemunho de um verdadeiro seguidor do Senhor Jesus. Esta verdade a que se refere o escritor diz respeito a palavra de Deus e a toda a ética cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...