quinta-feira, 31 de março de 2016

1 João 2:1

1 João 2:1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
MEUS FILHINHOS. O apóstolo João é conhecido dentro das páginas do Novo Testamento e pela tradição cristã, como sendo o apóstolo do amor, em que por meio dos seus escritos, ele demonstra o seu cuidado com a igreja de Cristo, por meio da sua forma amorosa de tratamento para com o rebanho do Senhor. Muitos líderes na igreja da atualidade precisam aprender esta lição de amor com este escritor, uma vez que a grande maioria na atualidade por se acharem importantes menosprezam as ovelhas de Cristo.

ESTAS COISAS VOS ESCREVO. É bem provável que o autor se refira a esta carta do Novo Testamento que traz muitos e importantes temas de como os servos de Cristo deviam se comportar para com Deus, para com a sociedade e na comunidade cristã, que era a igreja de Cristo. Mas, pode-se acrescentar que o apóstolo João teve uma participação significativa nos escritos do Noto Testamento, porque também foi ele que escreveu, o evangelho de João, 1,2,3 João, além do livro escatológico chamado de Apocalipse.

PARA QUE NÃO PEQUEIS. As advertências, os conselhos e as exortações escritas pelo apóstolo tinham finalidades e objetivos bem definidos, tentando atingir um alvo e uma meta, que era justamente ensinar em como os servos de Cristo vivessem uma vida digna. O evangelho prático da verdade ensina que pecar contra os mandamentos de Deus é transgredir os ensinos e recomendações contidas nas regras da nova dispensação da graça de Deus. Cristo deixou o seu código de ética para que a sua igreja lhe obedeça.

E, SE, ALGUÉM PECAR. A antiga dispensação era olho por olho, e dente por dente, se alguém pecasse contra um dos mais pequenos mandamentos da lei, tinha que ser banido da comunidade judaica e perdia todas as promessas de bênçãos da parte de Deus. Já a dispensação da graça divina é mais complacente com os mais fracos na fé, em que Cristo se apresenta perante a justiça de Deus como intercessor para justificar os seus remidos.

TEMOS UM ADVOGADO. Conforme a legislação de nosso país, é crime, transgredir as leis estabelecidas pelo Estado para a boa ordem nacional. Da mesma forma, é pecado, transgredir as leis estabelecidas na palavra de Deus perante a justiça divina. Se alguém pecar contra a palavra de Deus, cria uma dívida perante a justiça de Deus, porem, para resolver este problema, os servos de Cristo contam com um advogado.

PARA COM O PAI. Deus é Santo e requer plena obediência aos seus mandamentos, que é a sua palavra, por parte de todos os seres humanos. Seja quem for, quem transgrede os mandamentos do Criador é tido como um praticante de rebeldia, com isso, cria problema de comunhão com o Deus que é juiz dos vivos e dos mortos.

JESUS CRISTO, O JUSTO. Mas, quando alguém tem a Cristo como Senhor e Salvador, o Filho de Deus, entra em ação, como Mediador e como Advogado para justificar os seus remidos. O Justo morreu em lugar dos injustos, para o justificar perante a justiça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...