sexta-feira, 25 de março de 2016

1 Pedro 4:18-19.

1 Pedro 4:18-19 - E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas vidas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.
E, SE O JUSTO. O “se” exposto pelo autor não é condicional, nem tão pouco uma incógnita duvidosa, mas sim, uma afirmativa sobre quem será salvo. De conformidade com as crenças religiosas do judaísmo, o justo, era aquele que guardava todos os mandamentos da legislação mosaica. Já no que tange aos parâmetros da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, ser justo, é ser justificado por Cristo, mediante a redenção feita pelo Cordeiro de Deus, produzindo assim a reconciliação com Deus.

APENAS SE SALVA. Continua a afirmativa de Pedro, nesta primeira frase do versículo, em que ele assegura de que todos aqueles que são justificados por Cristo serão salvos. A palavra “apenas” nos ensina sobre a necessidade do pecador aceitar a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, a fim de, receber os benefícios eficientes da obra redentora do Filho de Deus. Não tem jeito, é condição sinequanon para quem desejar ser salvo, ter que acreditar na obra de reconciliação e redenção de Cristo.

ONDE APARECERÁ O ÍMPIO E O PECADOR? A expressão “onde” dá início a uma interrogação feito pelo apóstolo. O ímpio e o pecador citados pelo escritor dizem respeito a todos aqueles que rejeitam a Cristo como Senhor e Salvador, por não acreditarem na obra redentora do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Novo Testamento expõe sobre o destino final dos que forem desobedientes ao evangelho de Deus, que é justamente no inferno, lago de fogo, que é a segunda morte.

PORTANTO, TAMBÉM OS QUE PADECEM. Este é o começo de um novo versículo que o autor usa para concluir seu tema, sobre aqueles que padecem por confessar o nome de Cristo como Salvador. Este “padecer” citado pelo apóstolo diz respeito a todas as formas de sofrimentos enfrentados pelos cristãos primitivos por seguirem o cristianismo. Este padecer implicava em ser perseguido, em muitos casos ter os bens confiscados pelo Estado, outros foram presos e muitos foram também mortos.

SEGUNDO A VONTADE DE DEUS. Tudo que acontece com os servos de Deus, tem o acompanhamento do conhecimento do Criador de todas as coisas, é a isso que se chama vontade permissiva do Criador e Governador universal, Deus. O Senhor permite na vida dos seus servos estranhas provações, que somente os que têm o Espírito de Deus é que podem compreender, e isso para o nosso aperfeiçoamento espiritual.

ENCOMENDE-LHES AS SUAS VIDAS. Encomendar neste caso é entregar. O autor recomenda aos seus leitores que orem por aqueles que estão enfrentando problemas por conta das perseguições impostas pelos inimigos do evangelho. Ao mesmo tempo, ele aconselha aos seus leitores que procurem proteger, si possível, estes mesmos que estavam sofrendo com as investidas das autoridades romanas.

COMO AO FIEL CRIADOR, FAZENDO O BEM. Uma das formas de cooperar com os cristãos que vinham sofrendo com as tribulações impetradas pelos opositores do evangelho era lhes fazendo o bem, em guardá-los dos seus perseguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...