quarta-feira, 23 de março de 2016

1 Pedro 4:11

1 Pedro 4:11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
SE ALGUÉM FALAR. É bem provável que o apóstolo esteja combatendo alguns pregadores que se infiltravam no meio do povo de Deus se intitulando de lideranças do cristianismo, quando na realidade eram falsos mestres. Mas, as verdadeiras autoridades eclesiásticas do cristianismo pregavam e ensinavam de acordo com as sãs doutrinas do evangelho da verdade, que neste tempo eram bem conhecidas pela igreja de Cristo, uma vez que tais ensinos já tinham sido bem difundidos para a igreja.

FALE SEGUNDO AS PALAVRAS DE DEUS. Os apóstolos e lideranças da igreja primitiva contavam com as profecias contidas no Velho Testamento, sobre Cristo e a nova dispensação implantada por Cristo Jesus, Mediador de uma nova aliança do Criador com a humanidade, como também com os ensinos de Cristo, além de parte do Novo Testamento que já estava escrito. Se alguém pregasse ou ensinasse alguma coisa nas igrejas, tinha que está de acordo com tais palavras e mensagens escriturísticas.

SE ALGUÉM ADMINISTRAR. Agora, Pedro aponta para os líderes do cristianismo, aqueles que eram constituídos de bispos, pastores, evangelistas, mestres, presbíteros e outras autoridades eclesiásticas autorizadas a administrarem as igrejas locais ou grupos de igrejas regionais. Todos estes precisavam ter a autorização das mais importantes autoridades do cristianismo, como sendo consagrados ou ordenados para o ministério. A estes era ordenado ministrarem segundo a palavra de Deus.

ADMINISTRE SEGUNDO O PODER QUE DEUS DÁ. Os apóstolos foram ordenados e chamados pelo próprio Senhor Jesus, inclusive o apóstolo Paulo, que teve um encontro Pessoal com o Cristo de Deus na estrada de Damasco. Já as demais autoridades eclesiásticas do cristianismo como bispos, evangelistas, presbíteros, pastores, mestres e outras foram consagradas e ordenadas pelos apóstolos, que por sua vez tinham autoridades delegadas por Cristo para tanto, e isso pelo poder dado por Deus.

PARA QUE EM TUDO DEUS SEJA GLORIFICADO. Todos aqueles que eram chamados, consagrados e ordenados para o ministério sabiam de que não ocupavam tais posições diante da igreja de Cristo por serem ministros com capacidade própria, mas tudo provinha de Deus para a expansão do evangelho no mundo e o crescimento da igreja de Cristo no planeta terra.

POR JESUS CRISTO. A velha aliança tinha como mediador a pessoa de Moisés, que segundo a cultura judaica foi o maior legislador daquele povo, isso porque ele sempre foi considerado pelos judeus como o libertador de Israel do Egito. No entanto, de acordo com a vontade de Deus, a nova dispensação tem um único Mediador chamado de Cristo Jesus nosso Senhor.

A QUEM PERTENCE A GLÓRIA E PODER PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. O nosso Cristo foi exaltado pelo Deus Todo-poderoso acima de tudo e de todos (Filipenses 2:9-11). Como sendo Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque a ele pertence o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...