sexta-feira, 25 de março de 2016

1 Pedro 4:17

1 Pedro 4:17 - Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?
PORQUE JÁ É TEMPO. A igreja primitiva vivia sob a expectativa da volta de Cristo imediatamente para arrebatar os remidos do Senhor, sem, no entanto, fazer distinção de tempo entre a ascensão de Cristo e sua volta para arrebatar os salvos. Os sofrimentos do povo de Deus, frente ás perseguições daquela época, os leitores de Pedro, bem como o próprio escritor, sentiam o desejo de partir e estar com o Senhor, como não podiam nem deviam antecipar a partida, o escape era o arrebatamento.

QUE COMECE O JULGAMENTO. 2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. O dia do arrebatamento da igreja de Cristo, não deixa de ser um dia de julgamento, até porque, quem for digno da salvação será arrebatado, mas os desobedientes não participarão. Este julgamento não será para condenação, mas sim, para galardoar os que trabalharam na grande ceara do Mestre.

PELA CASA DE DEUS. Conforme os ensinos mais claros do Novo Testamento, primeiro se dará o arrebatamento da igreja amada de Cristo, que por sua vez comparecerá perante o tribunal de Cristo, nas mansões celestiais. Já o julgamento dos ímpios perante o grande trono branco se dará depois, (Apocalipse 20:12) onde os que não tem os seus nomes escritos no “livro da vida” serão condenados segundo as suas obras e serão lamentavelmente lançados no lago de fogo e enxofre, o que é a condenação.

E SE PRIMEIRO COMEÇA POR NÓS. Pedro tem certeza que primeiro vai se dá o arrebatamento da igreja remida, para que depois os ímpios sejam julgados perante o grande trono branco. E não somente ele tinha esta certeza, mais esta era a fé comum dos que fizeram parte da igreja de Cristo do primeiro século. Percebe-se também da parte do autor que ele faz um alerta aos seus leitores sobre algo muito importante sobre o julgamento dos cristãos diante de Cristo, pelas obras praticadas por cada um.

QUAL SERÁ O FIM DAQUELES. Conforme já temos comentado em tópicos anteriores, os ímpios não participarão do arrebatamento da igreja, e com isso não estarão perante o tribunal de recompensas de Cristo. Mas, os que desobedecem ao evangelho da verdade irão comparecer perante o grande trono branco para serem julgados segundo as suas obras. E o fim deles será a condenação ou segunda morte.

QUE SÃO DESOBEDIENTES. Desde a manifestação do Messias de Deus na terra, que o evangelho das boas novas tem sido pregado em todo o mundo para que as pessoas se conscientizem de suas responsabilidades diante de Deus. No entanto, os incrédulos se mantem indiferentes aos ensinos transmitidos pelos pregadores do evangelho, e isso terá consequências no destino dos que desobedecem ao evangelho.

AO EVANGELHO DE DEUS? Este é o evangelho das boas novas que trata de tudo aquilo que diz respeito aos parâmetros da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo. Ele também é chamado de evangelho de Cristo por conta da missão do Messias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...