1 Pedro 4:3 - Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias.
PORQUE É BASTANTE QUE. O apóstolo faz lembrar que a medida da iniquidade dos seus leitores já havia transbordado, no tempo da ignorância, quando eles viviam para o mundanismo, cumprindo naquela época as concupiscências da carne e a soberba da vida. Retornar as práticas da velha vida era perder o alvo do evangelho e se enredar pelo caminho da apostasia, até porque, agora, conheciam a verdade, na qual deviam andar. Ser discípulo de Cristo é andar em novidade de vida.
NO TEMPO PASSADO DA VIDA. Este tempo sobre o qual o autor se refere diz respeito ao tempo das trevas pela falta do conhecimento da verdade, que é a luz. A vida velha, dos que agora seguiam os mandamentos do evangelho, era marcada por uma consciência morta, em que os praticantes dos pecados não atentavam para a responsabilidade de prestarem contas dos seus feitos perante o Criador de todas as coisas. O autor chama de vida, o que de fato era morte, porque o pecado gera morte.
FIZÉSSEMOS A VONTADE DOS GENTIOS. O que o apóstolo quis dizer com esta frase, era de que os seus leitores, antes de se converterem ao verdadeiro cristianismo, viviam de acordo com o padrão de vida dos pagãos. Os gentios, neste ponto, representam todos àqueles que seguem o curso natural desta vida, em que os homens sem Deus e que não seguem os mandamentos do evangelho vivem ao bel prazer, praticando tudo aquilo que vem nos pensamentos e nos desejos da carne.
ANDANDO EM DISSOLUÇÕES. Os autores do Novo Testamento usam muito a metáfora do andar para representar sobre o modo de vida em que as pessoas fazem a opção em seguir, como também aponta uma direção, na qual alguém escolhe tomar, rumo a um destino ou alvo a ser alcançado. A palavra “dissoluções” aponta para o mais alto grau de licenciosidade nas práticas deliberadas do pecado. O apóstolo afirma que os seus leitores viviam antes de se converterem simplesmente para a sensualidade deliberada.
CONCUPISCÊNCIAS, BORRACHICES. Na maioria das vezes em que o Novo Testamento destaca a palavra concupiscência termina por ligar este termo aos desejos negativos da carnalidade, tais como os pecados ilícitos da sensualidade. Já a palavra borrachices tem o significado de deboche público por atos que obstrui a malha moral da sociedade. Mesmo sem as práticas religiosas, a sociedade é seletiva nos bons costumes e nas tradições conservadoras da moral e da ética natural.
GLUTONARIAS, BEBEDICES. A glutonaria é aquele pecado da gula em que alguém põe o estômago como o seu objetivo principal de vida e de existência. Tem pessoas que são insaciáveis na ingestão de todos os tipos de alimentos, como se o seu ventre fosse a coisa mais importante da vida. Geralmente, a comilança ou glutonaria esta quase sempre associada á bebedices. A bebedice é a ingestão desordenada de álcool.
E ABOMINÁVEIS IDOLATRIAS. Um dos pecados mais abomináveis que o ser humano pode praticar contra o único Deus verdadeiro é a idolatria, com a adoração de ídolos.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
segunda-feira, 21 de março de 2016
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