quarta-feira, 30 de março de 2016

1 Pedro 5:13-14

1 Pedro 5:13-14 - A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos. Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.
A VOSSA CO-ELEITA. Erroneamente alguns pensam que o escritor se refere a sua esposa, usando como chavão o fato de que logo em seguida fala de seu filho Marcos. No entanto, a melhor interpretação é aquela que pensa em uma igreja local para explicar essa frase escrita pelo apóstolo Pedro. A igreja de Cristo é a eleita de Deus para fazer parte do reino dos céus. É bem provável que o autor se refira a uma outro igreja em que ele se tornara líder tal qual esta que ele escreve para os seus leitores.

EM BABILÔNIA VOS SAÚDA. Existe quem pense que Pedro se refira á antiga cidade de Babilônia sobre a qual o livro de Daniel destaca, como sendo a grande cidade do rei Nabucodonosor. Todavia, o mais sensato é pensar que o apóstolo se refira a cidade de Roma, que era nesta época, a capital do império romano, é tanto que existe uma corrente teológica que defende que Pedro tenha si tornado a principal liderança da igreja de Cristo na cidade de Roma. Pode-se conjectura que Pedro escreveu de Roma?

E MEU FILHO MARCOS. Na realidade, Marcos, que também era conhecido por João, mas que tinha por sobrenome Marcos (Atos 12:12) não era filho biológico de Pedro. Porem, ao que tudo indica João Marcos era um grande amigo de Pedro, é tanto que em um momento difícil para o apóstolo, ele procurou a Marcos que certamente estava na casa de sua mãe. É mais provável que Pedro fosse o pai espiritual de Marcos e alguém que se tornou seu tutor em ensinamentos sobre o evangelho de Cristo.

SAUDAI-VOS UNS AOS OUTROS. A saudação entre os membros do corpo de Cristo passou a ser um sinal de que as pessoas pertenciam ao cristianismo. Nas igrejas formadas de maioria judeus, convertidos ao cristianismo, geralmente a saudação era: A paz do Senhor, já nas igrejas formadas por gentios convertidos ao cristianismo era: A graça e a paz do Senhor, e em alguns casos se acrescentava a palavra misericórdia. Seja como for, a saudação era um sinal de fé e ao mesmo tempo de comunhão cristã.

COM ÓSCULO DE AMOR. Assim como as cartas de Paulo, as epístolas universais também terminam com saudações finais. No que diz respeito ao ósculo santo, podemos dizer que, como se diz e se sustenta que o cristianismo é filho do judaísmo, então o cristianismo herdou alguns dos bons costumes do judaísmo. Esta é um tipo de saudação puramente dos orientais, que não foi muito aceita pelas igrejas ocidentais.

PAZ SEJA COM TODOS VÓS. Pedro, diferente de Paulo, nos começos de seus ministério atuou como apóstolo enviado aos cristãos convertidos do judaísmo, enquanto que Paulo teve uma extensão maior aos campos missionários gentílicos. Razão porque se explique melhor esta saudação final de sua carta.

QUE ESTAIS EM CRISTO JESUS. AMÉM. Muitos chegam a argumentar que as igrejas compostas de maioria judeus, convertidos ao cristianismo, mais se pareciam com uma sinagoga judaica, com uma mistura de judaísmo e cristianismo. A diferença era de que os cristãos confessavam a Cristo como Senhor, conforme o evangelho e não a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...