quarta-feira, 30 de março de 2016

1 João 1:10

1 João 1:10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
SE DISSERMOS. O autor continua com suas citações em aberto, apontando a possibilidade do sim ou do não aos seus leitores. Ele não está afirmando que entre aqueles que receberão o conteúdo de sua carta haja quem se negue a dizer quem não tem pecado, nem também descarta a possibilidade de que entre eles houvesse daqueles que se achavam perfeitos ao ponto de defenderem a impecabilidade humana. Certamente há nesta mensagem um combate, ainda que indireto aos gnósticos que defendiam de que o espírito humano não se contamina, ainda que o corpo do pecado seja instrumento das mais vis promiscuidades. Os mais céticos deste grupo chegavam a afirmar de que a prática do pecado libertava o espírito.

QUE NÃO PECAMOS. O fanatismo religioso é uma das facetas na atualidade que vem encorajando este tipo de afirmativa por parte de muitos religiosos. O chamado santarrão se deixa dominar pelo sentimento da hipocrisia religiosa ao ponto de pensar de que é perfeito e que não pratica nenhum tipo de pecado. O pecado é em uma definição bem compreensível a transgressão da palavra de Deus, neste sentido, não existe nenhum ser humano que tenha condições de guardar tudo que esta escrito nas Sagradas Escrituras. Portanto, de todas as formas, seja por pensamentos, por atos ou palavras, sempre nos deparamos com a possibilidade de praticarmos deslizes em nossa vida diária. O único homem que não pecou foi Jesus.

FAZEMO-LO MENTIROSO. O evangelho é a palavra de Deus, e ele afirma que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. As Sagradas Escrituras confirmam de que não há quem não peque, e se assim o é, dizer que não tem pecado é chamar a Deus de mentiroso, porque as Sagradas Escrituras é a palavra de Deus, ou como alguns acreditam, ela contém a palavra de Deus. A mesma palavra do Senhor testifica dizendo: é impossível que Deus minta, e em outra parte, Deus não é o homem para que minta. Mas a hipocrisia dos falsos religiosos em afirmarem de que não pecam, porque se acham perfeitos, é uma tentativa de querer imputar ao Deus de toda verdade algum tipo de engano, quando na verdade não há. Deus é a verdade.

E A SUA PALAVRA. Os que se acham perfeitos ao ponto de não verem em si mesmo a necessidade de confessarem seus pecados a Deus, são vazios da palavra do Senhor. Mesmo com aparência de religiosidade, mas não passam de hipócritas e falsários infiltrados no meio do povo de Deus. A própria palavra de Deus funciona como um guia em que nos ensina que todo ser humano é falho e fraco. Com isso, ninguém está imune para o pecado e as transgressões da vida. A transgressão da palavra de Deus é o que se constitui em pecado e não existe nenhum ser humano que guarde todos os mandamentos da palavra de Deus. Somente Cristo Jesus é que não pecou.

NÃO ESTÁ EM NÓS. Se alguém diz que não tem pecado e que é perfeito o suficiente para estar imune da pratica de delitos contra o evangelho de Cristo, esse tal, não tem em seu coração a palavra de Deus. Porque quando temos a palavra do Senhor em nossas vidas, ela mesma testifica em nossa consciência quando falhamos. O grande problema não está em nossas falhas, mas sim, na negação de que somos pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...