quarta-feira, 23 de março de 2016

1 Pedro 4:12

1 Pedro 4:12 - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos testar, como se coisa estranha vos acontecesse.
AMADOS. A chamada de Pedro para o reino de Deus, assim como a de seus leitores era o resultado do ilimitado amor de Deus. O Senhor Jesus Cristo quando esteve exercendo o seu ministério em prol de sua igreja foi o maior protagonista do amor para com o próximo, e o apóstolo Pedro provou deste amor singular do Senhor Jesus pelos seus. Agora, era o próprio Pedro quem demonstrava tal amor pelas ovelhas de Cristo, e isso cumprindo assim, a lei de Cristo, que exige dos seus o amor na prática.

NÃO ESTRANHEIS. Muito mais do que os seus leitores, o apóstolo Pedro já havia passado por momentos de dificuldades por conta de ser ele um dos representantes do reino de Deus aqui na terra, até porque ele era uma importante liderança do cristianismo no tempo da igreja primitiva. Desta forma, ele tinha o seu próprio testemunho de que os inimigos do evangelho se levantariam contra o rebanho de Cristo, que se multiplicava cada vez mais a cada dia, por meio da regeneração.

A ARDENTE PROVA. É bem provável que estas provações pelas quais os seguidores de Cristo estavam passando diziam respeito ás perseguições que os opositores da obra de Deus vinham fazendo contra o cristianismo. Pela história do cristianismo descobrimos que, neste mesmo tempo, muitos dos servos de Cristo estavam sendo presos e os seus bens sendo confiscados pelo governo romano. Enquanto isso, muitos outros, principalmente os líderes do cristianismo, estavam sendo mortos, por amor a Cristo.

QUE VEM SOBRE VÓS. Os cristãos não procuravam por tais provações, nem muito menos davam motivos para que os inimigos do reino de Cristo se levantassem contra a igreja perseguida do Cristo de Deus. Todos os servos de Deus buscavam de maneira sistemática viver uma vida digna, mas nem por isso, evitavam de que sobre eles se levantassem as tribulações e aflições. Os inimigos do evangelho queriam barrar o crescimento da igreja, mesmo que para isso tivessem que matar todos os cristãos.

PARA VOS TESTAR. Ser cristão nos dias de hoje é questão, até certo ponto, de status, mas nem sempre foi assim, principalmente no primeiro século da igreja primitiva, ser cristão era uma questão de vida e morte, uma vez que, ser um seguidor do Senhor Jesus lá nos começos da igreja, era sinal de ter que enfrentar perseguições, prisões e morte. Muitos dos leitores de Pedro tiveram que enfrentar tais provações e testes.

COMO SE COISA ESTRANHA. Era tudo muito estranho mesmo, uma vez que os servos de Deus viviam de forma correta, cumprindo seus deveres como cidadãos, mas mesmo assim tinham que passar pelas injustiças dos homens. Dependendo do local onde moravam os servos de Cristo eram hostilizados simplesmente por confessarem sua fé em Jesus de Nazaré, e sem motivos justificáveis eram de maneira terríveis perseguidos para que negassem a sua fé, e quando não assim o faziam, eram mortos.

VOS ACONTECESSE. A realidade era dura, porque não eram fatos e perseguições ideológicas, mas as consequências eram práticas na vida dos servos do Senhor Jesus. Todos os dias, muitos cristãos eram presos, torturados e mortos por amor a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...