quarta-feira, 30 de março de 2016

1 João 1:3-4

1 João 1:3-4 - O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.
O QUE VIMOS E OUVIMOS, ISSO VOS ANUNCIAMOS. O apóstolo teve o privilégio de ver coisas extraordinárias realizadas pelo Senhor Jesus, assim como foi um bem-aventurado pelo fato de ter visto o Messias de Deus. Quando meditamos nos milagres de Cristo nos alegramos, imagine ver com os próprios olhos os prodígios que ele realizou. Além do mais, João ouviu as mais belas palavras que o grande Mestre pronunciou em seu ministério de pregação e ensino. Cristo não deixou por escrito nenhuma obra literária, mas o que ele transmitiu por meio dos seus feitos e pregações foram repassados para as gerações futuras, pelos seus apóstolos.

PARA QUE TENHAIS COMUNHÃO CONOSCO. Esta comunhão que devia existir entre a igreja e os ministros do evangelho se traduz em credibilidade que se devia dar aos seus ensinos, pregações e escritos. Até porque o que eles anunciavam como mensagem do evangelho não era fruto de suas ideologias pessoas, mas foram ensinos ouvidos, recebidos e vistos do próprio Cristo Jesus. Esta comunhão devia se refletir em solene aceitação das mensagens transmitidas sobre o Cristo de Deus e a ética cristã. A igreja precisava receber de bom grado os apóstolos como sendo representantes do ministério do Senhor Jesus, haja visto, que Cristo já não mais estava entre eles.

E A NOSSA COMUNHÃO É COM O PAI. O que os apóstolos transmitiam como mensagem das boas novas de Cristo, não era conforme as fábulas judaicas nem de acordo com as filosofias gnósticas, mas sim estava de conformidade com a vontade e o pleno de Deus. Eles não andavam na contramão do que Deus havia determinado, pelo contrário, viviam e ensinavam tudo que Deus tinha programado para esta nova dispensação da graça. Percebe-se que há um certo direcionamento para os leitores Judeus, no sentido de combater algumas heresias que eles falavam sobre os apóstolos.

E COM O SEU FILHO JESUS CRISTO. Esta declaração apostólica era um choque ideológico com o pensamento judaico, porque eles pregavam o politeísmo cristão como sendo contrário ao monoteísmo judaico. No entanto, de acordo com o cristianismo, quando invocamos a Cristo estamos invocando ao Pai, até porque o próprio Senhor Jesus falou: Eu e o Pai somos um. Foi Deus o Pai quem exaltou a Cristo e o colocou na posição que ele ocupa na hierarquia divina. Cristo é o Filho unigênito de Deus Pai e como tal ele está assentado à destra de Deus em posição de destaque.

ESTAS COISAS VÓS ESCREVEMOS. Algumas das cartas do Novo Testamento foram escritas para combater certas heresias judaicas e gnósticas. Tanto os mestres judaizantes quanto os falsos pregadores gnósticos tentavam confundir a igreja, afirmado que os cristãos estavam caindo no pecado da idolatria, por adorarem a Jesus de Nazaré como sendo um Deus. Mas na verdade Cristo era e é Deus.

PARA QUE O VOSSO GOZO SE CUMPRA. Os Judeus monoteístas não receberam ao Cristo de Deus, porque não acreditaram que ele era o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens. João dizia aos seus leitores: Se alegrem porque nós estamos certos. Cristo é o Deus homem, digno de toda adoração, louvor e ações de graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...