sábado, 28 de fevereiro de 2015

Filipenses 2:4.

Filipenses 2:4 - Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
NÃO ATENTE. Este "não" enfático, que o autor coloca no início desta sua recomendação, nos dá a entender que sua proibição era de foto importante para a comunidade cristã de Filipos. Atentar neste caso descreve sobre o não por o coração naquilo que é fruto de sua exortação. Alguns da igreja de Filipos só estavam olhando para o seu próprio umbigo, se deixando levar pelo egoísmo pessoal, e com isso, desprezavam os interesses do restante da comunidade cristã daquela cidade. O egocentrismo não podia prevalecer, porque assim sendo, quem mais ia sofrer com as perdas era a igreja.

CADA UM. O próprio fundador do cristianismo, Jesus Cristo, deu o maior de todos os exemplos, de que sua vida por completa foi para defender os interesses dos outros, como também os apóstolos de Cristo vinham pondo em prática este mesmo exemplo, ao deixarem seus interesses pessoais para se dedicarem ao reino de Deus. E o missionário Paulo era um clássico destes exemplos para a igreja de Cristo na cidade de Filipos. Ele abandonou tudo para se dedicar inteiramente as igrejas por ele fundadas.

PARA O QUE É. Ao que tudo indica, alguns dos líderes da igreja de Filipos estavam deixando de lado as atividades próprias da comunidade cristã para voltarem seus interesses nas coisas do mundo. Era um momento de perseguição, em que o Estado romano confiscava os bens dos cristãos, com isso, alguns apostatavam da fé para não perderem os seus bens. Outros, mesmo tendo poder e influencia perante as autoridades, porem se mantinham neutros, em não defenderem a igreja para não ficarem maus vistos pela sociedade e principalmente pelos do império romano.

PROPRIAMENTE SEU. Paulo ataca o individualismo dentro da igreja de Filipos, onde ao que tudo indica era justamente o que estava ocorrendo. É provável que naquela igreja se cumprisse aquele velho proverbio: Eu estando bem, os outros que se lasquem. O cristianismo tem como lema a unidade do povo de Deus para os mesmos objetivos da comunidade cristã, portanto, o egoísmo pessoal não deve ter lugar na igreja de Cristo. O que é de interesse de um, deve ser defendido por todos.

MAS CADA QUAL. Esse “mas” tem uma importância fundamental, para que o autor passe a destacar sobre o que deve prevalecer no meio do povo de Deus. Paulo neste ponto, escreve uma recomendação forte em termos de cumprimento da lei de Cristo, que é a prática do amor fraternal. É como se ele apontasse o dedo para cada um dos membros daquela igreja, e lhes afirmassem: Vocês tem a obrigação da amar uns aos outros. Paulo lutava para que a igreja de Cristo fosse unidade em propósitos.

PARA O QUE É DOS OUTROS. Não era momento para divisão, nem para racha, entre aqueles que buscavam o reino de Deus. A igreja não podia se esfacelar diante das dificuldades e perseguições que estavam acontecendo. Paulo faz um chamamento para os líderes da igreja de Filipos, para que defendessem a unidade e a união do rebanho de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...