sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Atos 10:29-30

Atos 10:29-30 - Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me? E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.
POR ISSO, SENDO CHAMADO. Foi Deus quem mandou chamar a Pedro. Atos 10:5-6 - Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. Atos 10:22 - E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras.

VIM SEM CONTRADIZER. Deus deu a Pedro a certeza de que aquela nova missão para seu ministério fazia parte do plano de Deus, Atos 10:19-20 - E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei. Depois destas palavras do Espírito Santo, Pedro recebeu aqueles três homens, e no dia seguinte viajou com eles.

PERGUNTO, POIS, POR QUE RAZÃO. Pedro queria ouvir do próprio Cornélio sobre a visão que ele teve, conforme Atos 10:3-4 - Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus.

MANDASTES CHANAR-ME? Havia da parte de um plano superior para a vida de Cornélio, bem como de seus familiares e amigos, que estavam todos presentes naquele lugar para ouvirem a palavra de Deus por meio de Pedro. Sem contar que, da parte de Pedro, um tabu precisava ser quebrado, pelo fato que Pedro, assim como os demais apóstolos pensavam que a igreja de Cristo seria composta apenas de Judeus.

E DISSE CORNÉLIO. HÁ QUATRO DIAS. O centurião Cornélio toma a palavra, até porque o motivo pelo qual Pedro estava naquele lugar era ele, e começa a falar a respeito do contato de Deus com ele, por intermédio de um anjo. No dia em que Cornélio teve a visão, foi quando tudo começou para que Pedro estivesse ali, mas este dia era o mais importante, porque todos queriam ouvir as palavras de vida eterna.

ESTAVA EU EM JEJUM ATÉ ESTA HORA. A chegada de Pedro, foi exatamente no mesmo horário, em que o anjo de Deus apareceu a Cornélio. Um fato interessante que Cornélio revela agora é que ele estava praticando a abstinência de alimentos, ou seja, ele estava em jejum. Os Judeus quem geralmente uma, duas ou três vezes por semana faziam Jejum, o que passou a ser um costume também dos cristãos primitivos.

ORANDO EM MINHA CASA À HORA NONA. Conforme já comentamos no começo deste capítulo dez de Atos dos apóstolos, os judeus praticavam comumente três horários de oração, que eram às nove da manhã, ao meio dia e às três da tarde, o que eles chamavam de hora terceira, hora sexta e hora nona. Por isso que se diz que Cornélio já era um prosélito do judaísmo e que ele já vinha observando alguns dos preceitos da legislação de Moisés. Mas que a partir de agora seria seguidor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...