sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:17

1 Coríntios 1:17 - Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
PORQUE CRISTO. Cristo quer dizer: Enviado de Deus e ainda ungido de Deus. E em uma transliteração do hebraico para o grego, Messias quer dizer, Cristo. Ele é o Emanoel, que traduzido quer dizer, Deus conosco. É o servo de Deus sofredor do qual tanto falaram os profetas. É o Filho de Deus Unigênito. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores. O bom Pastor que deu a sua vida pelas suas ovelhas. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Cristo é Jesus de Nazaré, mas também o Salvador do mundo.

ENVIOU-ME. Paulo era um enviado de Cristo. Com isto, ele estava escrevendo aos que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto, de que foi enviado aos povos como apóstolo dos gentios, pelo próprio Senhor Jesus Cristo, e não por homens nem por um sistema religioso do reino dos homens. Apesar de não ter o apoio financeiro do ministério apostólico para executar suas viagens missionárias, mas a comissão designada por Cristo em sua vida dava provas de que ele era um ungido de Deus pelo reino de Cristo Jesus na terra. Paulo, não se achava inferior a nenhum dos apóstolos.

NÃO PARA BATIZAR. Como na igreja de Corinto estavam praticando a inversão de valores, quanto ao batismo em água. Porque estavam valorizando mais o batismo em si, como também os batizadores, mais do que o próprio Cristo Jesus, em nome do qual eles eram batizados. Paulo tentava desmistificar este tema, com a assertiva de que não foi enviado nem chamado por Cristo para estar dando ênfase demasiada ao batismo.

MAS PARA EVANGELIZAR. Neste ponto de sua epístola, o apóstolo revela o real motivo de sua chamada para a obra do reino de Cristo. A principal função do seu apostolado era pregar as boas novas do evangelho glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, expondo de forma contundente os parâmetros da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de seu Filho, Jesus Cristo, ele que também era o Redentor.

NÃO EM SABEDORIA DE PALAVRAS. Como Paulo tinha um ministério diferente dos apóstolos originais, como Cefas (Pedro), por exemplo, que é citado neste mesmo capítulo desta carta, que eram enviados a convencerem os Judeus de que Jesus era o messias. Já Paulo pregava para os gentios, que não conheciam as promessas messiânicas veterotestamentarias. Com isso, Paulo usava de simplicidade na pregação do evangelho libertador para de todas as formas convencer os gentios sobre cristo.

PARA QUE A CRUZ DE CRISTO. Para os Judeus seguidores da legislação mosaica, a crucificação na cruz era motivo de escândalo e de maldição. Mas para os gentios que não conheciam a velha aliança de Deus com Israel, a crucificação era sinônimo de sacrifício, sofrimento e dor. E o apostolo dos gentios tomava o exemplo da crucificação do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, Como meio eficaz de expiação pelos pecados da humanidade. Era uma mensagem simples, porem, muito eficaz e aceita pelos gentios.

NÃO SE FAÇA VÃ. Talvez Cefas não falasse na igreja de Corinto na crucificação de Cristo por achar que isso fosse vã. Assim como também Apolo em suas pregações eloquentes nem tocasse neste assunto. Todavia, era a mensagem predileta de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...