sábado, 16 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:11

1 Coríntios 2:11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
PORQUE, QUAL DOS HOMENS SABE AS COISAS DO HOMEM. Ninguém tem como penetrar no mais íntimo de um ser humano. Um homem não tem como ler o pensamento do outro, nem muito menos saber quais são as suas mais profundas intenções. Quando Deus criou o ser humano, já o fez com a capacidade de ser inviolável, para que ninguém possa saber o que se passa no mais profundo do seu ser. Nem mesmo a ciência que vem se tornando mais moderna pode saber disto.

SENÃO O ESPÍRITO DO HOMEM. Cada um dos seres humanos tem o seu espírito dado por Deus. Ninguém sabe em qual dos estágios da vida este espírito é dado aos filhos dos homens, se no ato da fecundação, se na gestação ou se ao nascer. Mas o certo é que em cada um há este elemento que compões a tricotomia humana, corpo, alma e espírito. Este espírito sobre o qual fala o autor tem conhecimento do próprio homem.

QUE NELE ESTÁ? Quem mais pode saber do homem do que o seu próprio espírito, que habita em seu corpo? Esta é a pergunta feita por Paulo, e a resposta é: Nenhum outro ser. O espírito do ser humano faz parte do “todo” que compõe o próprio ser humana. O corpo é a sua composição material. A alma é a sede das emoções e das vontades. Enquanto que, o espírito é a unidade mais elevada de todos os seres humanos.

ASSIM TAMBÉM NINGUÉM. Na primeira parte deste texto, o escritor fala do espírito do ser humano, que para seus leitores era mais compreensível, para agora falar em termos comparativos do Espírito de Deus. Os gnósticos faziam uma confusão nestes assuntos, e certamente estavam infiltrados na igreja de Corinto. Nestes assuntos, Paulo declara que, ninguém sabe das coisas de Deus, se não for pelo Espírito Santo.

SABE AS COISAS DE DEUS. Os líderes legalistas afirmavam de que, alguém só teria condições de entender as coisas de Deus, se primeiro compreendessem a legislação de Moisés juntamente com as reformas implantadas por Cristo no judaísmo. Paulo pregava e ensinava um novo tempo em que, para que, alguém pudesse compreender e aprender as coisas de Deus, somente tendo uma íntima comunhão com o Espírito.

SENÃO PELO ESPÍRITO. Entende-se que, para compreender as coisas desta vida terrena, os filhos dos homens podem assim adquirir conhecimentos diversos, pelo espírito que habita nos filhos dos homens. Agora, os mistérios do reino de Deus e de Cristo são diferentes, por isso que alguns chamam essa dispensação de dispensação do Espírito, porque é o Espírito de Deus quem está em ação plena e absoluta na igreja.

DE DEUS. São vários os títulos dados ao Espírito Santo dentro das Sagradas Escrituras, mas neste caso, Paulo o chama de Espírito de Deus, a fim de que, os seus leitores entendessem que, assim como o ser humano tem um espírito, Deus também tem o seu Espírito. Quando se diz que o Espírito Santo é o Espírito de Deus, isso está falando em unidade. Unidade está que não se permite divisão, porque os propósitos e planos e objetivos são os mesmo. Com isso pode-se dizer que o Espírito Santo é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...