sábado, 30 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:19

1 Coríntios 3:19 - Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
PORQUE A SABEDORIA. Não há dúvida que o escritor está fazendo um combate sistemático ha pelo menos duas correntes de pensamentos na igreja de Corinto, que certamente era aquela cidade um berço forte da cultura grega daquela época. Os gnósticos estavam infiltrados naquela comunidade cristã tentando confundir a mente dos seguidores de Cristo, misturando ciências com religião. Como também tinha na igreja de Corinto o partido dos intelectuais da facção defensora de Apolo.

DESTE MUNDO. A questão de como o mundo ver a sabedoria é algo que predomina desde os primórdios até os dias de hoje. A bíblia não é contra a alguém ser sábio, o que as Escrituras combatem é usar a sabedoria humana em detrimento da sabedoria que vem do alto. Geralmente a sabedoria deste mundo torna as pessoas prepotentes e orgulhosas, ao ponto de contribuir para que as pessoas se tornem alienadas de Deus.

É LOUCURA. São dois polos totalmente opostos, em se tratando da sabedoria que vem do alto e a sabedoria deste mundo. O mundo ver os que são guiados pela sabedoria que vem do alto, como pessoas leigas, simples e destituídas de inteligência. Mas a verdade é que Deus olhando de cima por sua Onisciência, ele considera a sabedoria deste mundo como nada, como esterco, como algo destituído do verdadeiro valor.

DIANTE DE DEUS. Deus é Onisciente, ele conhece todas as coisas, e nada do que já se passou na história da humanidade foge do seu conhecimento, ele tem pleno saber de tudo que está acontecendo em todos os lugares e acima de tudo, ele conhece todas as coisas que ainda irão acontecer no futuro, porque ele é Deus. De forma que, não tem nem comparação à sabedoria deste mundo, com a sabedoria que vem de Deus. E o Espírito de Deus que habita nos escolhidos lhe dá a verdadeira sabedoria.

POIS ESTÁ ESCRITO: Paulo usa dezenas de vezes esta frase em seus escritos, demonstrando que o seu conhecimento não era algo desconhecido dos seus leitores, mas que ele escrevia baseado naquilo que era de conhecimento de todos. Quando o apóstolo dos gentios se utiliza deste artifício literário, geralmente ele está apontando em direção do Cânon do Velho Testamento, aquele da dispersão.

ELE APANHA OS SÁBIOS. Paulo faz uma citação livre do que está escrito em Jó 5:13 - Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos perversos se precipita. Esta é uma metáfora em que fala sobre a ave sendo apanhada pelo caçador, assim como o peixe pelo pescador. Numa linguagem bem compreensível, o escritor diz que Deus imobiliza os sábios a tal ponto que se tornarem desprovidos de inteligência.

NA SUA PRÓPRIA ASTÚCIA. Os projetos humanos mais sofisticados que se possa imaginar, se tornam em nada, porque os seus próprios inventores não usufruem dos mesmos. De que adiante ganhar o mundo inteiro, e quando partir desta vida, todos os empreendimentos se tornarem em nada? O que se percebe é que, os grandes inventos dos filhos dos homens são para a própria destruição da humanidade. O certo é que os filhos dos homens usem a inteligência para glória de Deus, e não o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...